Docente da Ufal participa de e-book sobre cuidados com idosos na pandemia

Livro é uma iniciativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR, e traz indicações de cuidados gerais com os idosos
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
26/06/2020 14h23 - Atualizado em 26/06/2020 às 15h09
context/imageCaption

Com a atual pandemia do novo coronavírus, não são poucos os que estão preocupados com os idosos, que são considerados grupo de risco. Visando esclarecer algumas questões sobre o vírus e ajudar na sua prevenção, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná, lançou, no dia 15 deste mês, o e-book Covid-19: Orientações para idosos e cuidadores, que teve a idealização e contribuição da professora Eliane Campesatto, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“A gente havia feito um e-book para gestantes puérperas, depois a fizemos um para crianças e responsáveis”, diz Eliane, que teve a ideia de fazer o livro digital para idosos, tendo em vista os vários cuidados e eles e seus cuidadores devem tomar. “A gente tem que orientar esses pacientes idosos a respeito do uso correto dos medicamentos, dos efeitos colaterais que eles podem observar e que eles podem relatar ao médico”, explica a docente.

O material foi coordenado pelo Grupo de Controle à covid-19 e pelo Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, ambos da UEPG. A obra contém uma lista de remédios que costumam causar problemas em idosos, bem como as possíveis consequências de seu uso. Segundo Eliane, que também é farmacêutica, seu maior papel, além de ter participado de toda a elaboração, “foi ter o cuidado de falar em uma linguagem que as pessoas pudessem entender, sobre os cuidados com os medicamentos”.

Além da questão dos fármacos, o e-book explica, de maneira simples e direta, os sintomas e maneiras de propagação da covid-19. Os cuidados gerais a serem tomados com os idosos, como a adequação do ambiente e a higienização de próteses bucais, também foram abordados, com a obra não ficando presa somente às situações geradas pela pandemia.

Para acessar o e-book e fazer o seu download, clique aqui.

Experiência com idosos e trabalho com os e-books

Formada pela UEPG, Eliane atualmente é professora dos cursos de Farmácia e Odontologia da Ufal e também lidera o Grupo de Pesquisa em Farmacoterapia das Doenças Crônicas (Gefadoc), que trabalha com pacientes portadores de doenças crônicas. Dentre estes, muitos são idosos. De acordo com a professora, o trabalho no e-book foi “maravilhoso para o meu crescimento, tanto profissional como pessoal”.

Eliane afirma que muitas pessoas com pais ou parentes idosos têm lhe agradecido, devido a ajuda que o livro digital tem proporcionado. “A universidade tem que ter esse vínculo com a comunidade, com a sociedade. Como é um e-book, digital, que todos podem ter acesso, é um e-book que é útil não só para o Estado do Paraná, de onde é a origem dele, mas ele foi divulgado pelo Brasil inteiro”, conta a farmacêutica.