Ufal, Sintufal e Adufal fazem apelo à sociedade sobre distanciamento social

Fórum de Diretores de Unidades Acadêmicas também subscreve a nota
Por Simoneide Araújo - jornalista
06/05/2020 15h24 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

Em meio à pandemia do coronavírus e ao agravamento da situação em Alagoas, com o crescente número de infectados e de vítimas fatais, a Universidade Federal de Alagoas, o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas, o Sindicatos dos Trabalhadores (Sintufal) e a Associação dos Docentes (Adufal) emitem nota de apelo à sociedade para manutenção do distanciamento e do isolamento sociais. A instituição e as entidades representativas destacam apoio irrestrito às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e secretarias municipais de Saúde.

A gestão da Universidade, o Fórum dos Diretores, o Sintufal e a Adufal deixam explícito que o isolamento é a solução mais eficaz para combater a pandemia e evitar o colapso do sistema de saúde. “... com bases em estudos científicos desenvolvidos por pesquisadores da instituição e da comunidade científica mundial e, após ouvida a Comissão de Gerenciamento da Covid-19 da Ufal, reafirmamos a necessidade do isolamento/distanciamento social como forma indispensável de combate à propagação da covid-19”, diz a nota.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Nota à sociedade sobre o enfrentamento da covid-19

Devido à pandemia decorrente do novo coronavírus, classificada como emergência de saúde pública internacional, em face das informações oficiais que comprovam crescente número de casos confirmados em todo Brasil, chegando a milhares de óbitos no país e o crescimento exponencial de infectados e de óbitos no Estado de Alagoas, a Ufal manifesta seu irrestrito apoio às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e Secretarias Municipais de Saúde que visam conter o avanço da covid-19.

Assim, assevera que manter a suspensão das atividades acadêmicas presenciais respeita as evidências científicas que apontam para a necessidade do isolamento social como solução mais eficaz para combater a pandemia e evitar o colapso do sistema de saúde.

A Ufal continua desenvolvendo atividades de pesquisa, extensão e gestão administrativa que são estratégicas para o enfrentamento à covid-19, sempre considerando as medidas de segurança, utilizando-se, quando possível, de ferramentas digitais para a realização da articulação intersetorial e de outros mecanismos favoráveis ao distanciamento social. Ademais, a comunidade acadêmica da Ufal está diretamente envolvida no combate à covid-19 em várias frentes, desde a produção de saneantes e máscaras, até a participação direta nas ações de testagem do vírus, além de estudos científicos sobre impactos do isolamento, impactos pós-pandemia, entre outras atividades. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes está também cumprindo o seu papel de zelar pela vida do cidadão alagoano, tendo criado uma Unidade Covid-19 específica para enfrentamento da pandemia.

Desse modo, com bases em estudos científicos de desenvolvidos por pesquisadores da instituição e da comunidade científica mundial e após ouvida a Comissão de Gerenciamento da Covid-19 da Ufal, reafirmamos a necessidade do isolamento/distanciamento social como forma indispensável de combate à propagação da Covid-19

Reiteramos nosso compromisso com a Educação Pública e de Qualidade, sempre primando pela VIDA!

Assinam a nota:

Fórum dos Diretores da Ufal