Dia das Mães é celebrado na Universidade com campanha virtual

Assessoria de Comunicação encabeça a iniciativa por meio do Núcleo de Relações Públicas
Por Ascom Ufal
08/05/2020 10h42 - Atualizado em 11/05/2020 às 10h43

Um dia para ser celebrado com muito carinho e afeto. Assim é o Dia das Mães. Só que este ano, por causa da pandemia provocada pela covid-19, que modificou o cotidiano de famílias, empresas e instituições públicas, a comemoração deve respeitar o distanciamento social, preconizado pela Organização Mundial da Saúde e demais autoridades na área.

Na Ufal, a Assessoria de Comunicação (Ascom), por meio do Núcleo de Relações Públicas prepara uma homenagem às mães totalmente virtual. A campanha que faz parte do planejamento de comunicação da instituição, e é uma das estratégias adotadas pela Ascom para manter o vínculo com os servidores no atual contexto.

De acordo com a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo, esse tipo de iniciativa é um reflexo das mudanças trazidas pela pandemia. “Não só as atividades administrativas e acadêmicas estão se moldando a essa nova forma de a gente viver, mas nós enquanto cidadãos, enquanto pessoas também estamos mudando nossa forma de vida. Então, é importante a gente manter campanhas de forma virtual porque é a nossa forma de comunicação hoje. A gente trabalha, se comunica, faz seminário, webconferência e reuniões virtualmente, e nada mais justo que as nossas campanhas também acontecessem de forma virtual, acompanhando esse processo”, explicou.

Uma mensagem de carinho

Mais do que apenas parabenizar às mães pelo seu dia, a campanha deste ano tem o objetivo de enfatizar a mulher que cuida. Sobretudo com as já destacadas mudanças no cotidiano nos lares mundo a fora, em que a mulher passou a assumir ainda mais atribuições, como orientar ou ensinar os filhos nas atividades escolares, manter o fluxo de organização da casa e, em muitos casos, manter suas atividades de trabalho a distância.

“A campanha do Dia das Mães é muito mais ampla do que a gente pensa. Mãe não é aquela dá a luz ao filho, mas aquela que cuida de maneira geral. Mais do que uma homenagem às mães, é uma homenagem às mulheres em geral. Não de forma comercial, mas em forma de carinho, de aconchego, de abraço virtual, de modo a reafirmar o nosso compromisso com a instituição Ufal e com as mães que fazem parte dela”, afirmou a coordenadora da Ascom.

Para a relações públicas da Ufal e mãe, Janaina Alves, é importante que a Universidade não se afaste de seu lado humano. “Estamos vivendo um momento muito atípico, momento para o qual nenhum de nós estava preparado. Hoje vemos nos noticiários as pessoas se tornando números, estatísticas. Precisamos lembrar sempre que pessoas importam, que a vida de cada pessoa importa. Então, a mensagem que buscamos transmitir foi a de que esse momento vai passar e cada pessoa que a gente conseguir salvar com o nosso cuidado, inspirado no cuidado das mães, é uma vitória!”, finalizou a servidora.

Para Daniel Aubert, Ilustrador da Assessoria de Comunicação (@daniel_aubert) , " foi um prazer poder criar as ilustrações do dias das mães. Inspiração não falta. São essas mulheres fortes e resilientes que carregam todos nós por toda vida, nos dão amor, apoio e carinho sempre. Que trabalham, cuidam e ensinam sem pedir nada em troca, ao não ser nosso sorriso. Feliz dia das mães a todas as guerreiras."

A campanha começa a ser veiculada nesta sexta (8) e segue até o próximo domingo, nas redes sociais.