Ufal mantém atividades online para técnicos e docentes durante pandemia

Cursos ocorrem dentro do programa Ufal Conectada ao longo do mês de abril
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
13/04/2020 15h06 - Atualizado em 14/04/2020 às 14h50
Divulgação

O Programa de Formação Continuada em Docência de Ensino Superior (Proford), em parceria com o GT de Educação mediada por Tecnologia (Emetec), está realizando uma série de atividades online, tendo como público-alvo os docentes e os técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A primeira oferta, uma webconferência com o tema Docência em tempo de isolamento social, que aconteceu na última terça-feira (7), foi um sucesso.

Essa primeira atividade, dentro da programação do período da pandemia, teve 595 inscritos e foi transmitida pela plataforma de Stream Yard e pelo YouTube, simultaneamente. O vídeo já alcançou mais de 2.500 visualizações de educadores da Ufal, do Brasil e de vários outros países. Aqueles que se inscreveram poderão obter o certificado após a avaliação do evento, através de um formulário que estará disponível até a próxima quarta-feira (15). Para acessar o formulário, clique aqui. Para ter acesso à webconferência, clique aqui.

Cronograma de atividades

As próximas atividades incluem o webcurso sobre Moodle Básico, que tem início na quarta-feira (15); um webminicurso sobre Videoaula, que acontecerá na próxima quinta-feira (16), com o professor Elton Malta, do Instituto de Física (IF) da Ufal; um webinário com o tema Diálogo sobre o uso de tecnologias digitais na educação, no dia 17, com a professora Elizabeth Almeida, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Na semana seguinte, a partir do dia 22, haverá um webminicurso sobre Webconferência, com o professor Gonzalo Abio, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal. No mesmo dia também ocorrerá outro minicurso online, mas com o foco nas atividades de extensão através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa), com o professor Demétrio Silva, da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

No dia 28, terá início o webcurso de Moodle Avançado, que irá até o dia 12 de maio e terá como instrutores os professores Leonardo Marques, do Cedu, e Ranilson Oscar, do Instituto de Computação (IC). Por fim, no dia 29, haverá o webcurso de Docência Online, com a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Rosana Sarita, com a professora do Cedu e membro da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Aparecida Viana, e com a também integrante da Cied, Yara Neves.

Todas as atividades ofertadas são promovidas pelo Proford em parceria com o programa Ufal Conectada e irão gerar certificado para seus inscritos. Os membros da comunidade externa podem participar do Webinário do dia 17, tendo direito ao certificado de participação, caso estejam inscritos. Todas as atividades serão realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Ufal, o Moodle, com exceção do webinário, que também será transmitido pelo YouTube.

Gerência de Capacitação

A Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Ufal também está atuando no programa Ufal Conectada, em parceria com o Proford, e está promovendo atividades online durante este mês de abril. Entre as ofertas, é possível listar a webconferência Ciência, Racionalidade e Espiritualidade em Tempos de Pandemia, que acontecerá no dia 15 e tem o seu período de inscrições aberto até as 12h da próxima terça-feira (14); a webconferência Como lidar com a ansiedade em tempos de isolamento social?, que acontece no dia 17 e tem suas inscrições até as 12h da quarta-feira (15).

Já no dia 24 deste mês, haverá o webinário Saúde e Confinamento: como a alimentação, a atividade física e a resiliência podem auxiliar nesse momento. As inscrições para o webinário seguem até o dia 20. Próximo ao fim do mês, no dia 28, ocorre a webconferência Coronavírus: transformação digital em tempo de pandemia, que tem seu período de inscrições até o dia 23. Por fim, no dia 30 de abril, haverá a webconferência Mídia Sociais e Digitais na Administração Pública, com inscrições até o dia 27.

Para conferir mais oportunidades de capacitações online, através da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), clique aqui. Para oportunidades de outras instituições, clique aqui.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Emetec agradecem a todos os professores, técnicos e alunos da pós-graduação que estão atuando voluntariamente no Ufal Conectada, seja no papel de formador, tutor ou de apoio logístico.

Acompanhe os dados abaixo:

Alcance do Emetec

Webconferencia Docência em tempo de isolamento social - 595 inscritos (+ de 3 mil visualizações no YouTube);

Curso Moodle Básico - 656 inscritos (95% docentes) - Inicia 15/04;

Minicurso Videoaula - 88 inscritos (Inscrições encerradas);

Minicurso Videoconferência/Webconferencia - 83 inscritos (Inscrições encerradas);

Curso Docência Online - 45 inscritos (Inscrições abertas);

Curso Moodle Avançado - 183 inscritos (Inscrições abertas);

Minicurso Sigaa Extensão - Atividades de Extensão - 39 inscritos (Inscrições abertas);

Webinario diálogo sobre o uso de tecnologias na educação - 403 inscritos (Inscrições abertas).

Cied

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), como maneira de contribuir com o ensino à distância e com o uso das tecnologias na Ufal, disponibilizou materiais para auxiliar os docentes. Entre os materiais estão guias didáticos, tutoriais e sites úteis. Para ter acesso a eles, clique aqui.