Proford promove mais duas webconferências com foco na covid-19

Inscrições estão abertas e qualquer pessoa interessada pode participar

Por Simoneide Araújo - jornalista
- Atualizado em

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) e o GT Educação mediada por Tecnologias (Emetec), promove mais duas webconferências com temáticas voltadas à pandemia da covid-19, nos próximos 1º e 5 de maio. As atividades são gratuitas e as inscrições estão abertas para o público em geral.

Na próxima sexta (1º), o tema da webconferência é Projeções de infecciosos e demanda hospitalar  baseadas nos óbitos da covid-19 em Alagoas para meados de Maio de 2020. Os palestrantes são os professores da Ufal Sérgio Henrique Albuquerque Lira, do Instituto de Física; Maria Raquel dos Anjos Silva Guimarães, médica infectologista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes; Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática; Askery Canabarro, do curso de Física do Campus Arapiraca.

A webconferência do 1º de maio acontece das 15h às 17h, abordando estimativas sobre o estágio atual da epidemia em Maceió, em Alagoas e no Brasil, bem como o que se pode esperar da demanda de leitos hospitalares nas próximas semanas na atual conjuntura brasileira. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, às 14h, no link.

Na terça-feira (5) será a webconferência A Covid-19 e a Ciência: a “guerra” finita, das 19h às 21h, com os palestrantes: Fábio Guedes, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e membro do Comitê Científico do Consórcio Nordeste dos Governos Estaduais; e Valmir Pedrosa, professor do Programa de Mestrado de Recursos Hídricos e Saneamento e do cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental do Centro de Tecnologia da Ufal.

Os palestrantes terão como mediador o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, e vão fazer uma breve explanação das formas como o Brasil tem enfrentado essa crise pelo prisma da Ciência, os desafios e experiências das políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Nordeste nesse contexto. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (4), às 12h, por este link .