Profissional do Hospital Universitário dá aula de atividade física gratuita

Por Taciana Gacelin - jornalista
07/04/2020 16h02 - Atualizado em 13/04/2020 às 16h15
Rosa Pasciucco

No dia da atividade física, último 6 de abril, a única educadora física do Hospital da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rosa Pasciucco, afirma que a data é importante para lembrar dos benefícios que a atividade física traz para o bem-estar da pessoa. “A atividade física pode ser realizada por todas as pessoas. Trinta minutos diários são preconizados para que as pessoas cuidem da sua saúde”, afirma a profissional.

Preocupada com a saúde mental e física da população no contexto de pandemia, Rosa Pasciucco resolveu dar aula de ginástica gratuita, pela internet, para a população. “É uma aula mesmo, não são treinos isolados”, pontua a profissional. Rosa Pasciucco está ao vivo, pelo Instagram, todas as quartas-feiras, às 20h. As aulas on-line duram, em média, 40 minutos e ficam disponíveis também no youtube.

Rosa Pasciucco diz que as aulas servem como um momento de conexão, para aliviar o estresse. A profissional fala que todos do HU que estão aptos a realizarem um programa de exercício físico estão convidados a participar. “São aulas didáticas. É importante que as pessoas pratiquem cada aula disponibilizada, no mínimo, três vezes na semana”, salienta. A profissional do HU prepara programas diferentes para cada aula, oferecendo treinos de ginástica localizada, por exemplo, com materiais acessíveis, como uso de garrafa pets com líquido para servir como peso. “Todo mundo pode fazer exercício físico, independente de ir para academia”, frisa.