Pró-reitoria de Extensão lança programa Ufal Mais Arte e Cultura

Uma forma de entretenimento, de curtir com a família nessa época de pandemia e afastamento social
Por Simoneide Araújo - jornalista
24/04/2020 15h58 - Atualizado em 24/04/2020 às 16h17

Música, dança, cinema e outras formas de expressão artística são a base do programa Ufal Mais Arte e Cultura, que pretende levar entretenimentos para as pessoas que têm acesso à internet, principalmente nessa época de afastamento social por causa da pandemia da covid-19. A iniciativa é da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, por meio da Coordenação de Assuntos Culturais (CAC).

Todo material do Ufal Mais Arte e Cultura vai ser veiculado nas redes sociais Ufal Oficial [Instagram, Facebook] a partir do próximo domingo (26). O conteúdo vai ser apresentado aos domingos, terças e quintas e também vai ficar disponível no Youtube Ufal Oficial. Equipamentos culturais e comunidade acadêmica vão apresentar seus trabalhos para o grande público, frequentador assíduo da internet. Pois é, nesse momento em que teatros, cinemas, museus, e galerias estão fechados, a Ufal apresenta essa proposta para proporcionar momentos de leveza, descontração e diversão. Tudo isso a um clique e sem precisar sair de casa.

Nesse momento atípico que todos estão vivenciando em decorrência da pandemia da covid-19, o reitor Josealdo Tonholo destaca a atuação da Ufal em várias frentes, inclusive na área cultural. “A Ufal está trabalhando muito. Todos estamos empenhados para fazer o melhor para nossa sociedade, por isso, estamos lançando o programa Ufal Mais Arte e Cultura, para que você possa, junto com sua família, assistir ao que temos de bom em Alagoas. Nossos artistas estão maravilhosos! Esperamos que vocês curtam e lembrem que a Ufal está trabalhando por vocês”, assegurou.

O pró-reitor de Extensão, Clayton Santos, convida a comunidade acadêmica e o público em geral para curtir, acompanhar e compartilhar com os amigos o conteúdo que está sendo lançado no próximo domingo (26). “É um conteúdo muito importante e valoroso que faz parte do nosso programa Ufal Mais Arte e Cultura que estamos lançando agora. Trata-se de uma ação na qual a Proex [Pró-reitoria de Extensão] dedicou muito empenho, muito carinho e muito amor para todos vocês curtirem nesse período de distanciamento social. Vocês vão receber o melhor da arte alagoana”, ressaltou.

Sérgio Onofre, coordenador de Assuntos Culturais da Proex, revela que a equipe envolvida procurou reunir vários projetos da comunidade acadêmica, de ex-alunos - hoje músicos profissionais - que toparam participar do Ufal Mais Arte e Cultura. “Nossa ideia foi reunir várias iniciativas, montar uma mesma identidade visual e isso resultou nessa campanha da Universidade. Estamos dando nossa contribuição e, ao mesmo tempo, colocando em destaque a instituição, nossos equipamentos culturais e nossos artistas”, disse.

O programa é bem amplo e também vai contar com projeto da Pinacoteca Universitária. Pois é, a Pina também se aliou à iniciativa de levar arte e cultura para os alagoanos durante o distanciamento social. Representando as artes visuais, a equipe retomou os jogos educativos, desenvolvidos para a mostra "20 anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal", que em 2019 levou parte do acervo do museu ao Sesc Arapiraca.

Sobre os jogos, Iraci Oliveira, museóloga responsável pelo setor educativo do museu, destaca a importância dessas ações educativas para que os visitantes aprendam se divertindo, até mesmo a distância: “O objetivo é proporcionar essa aproximação agradável e lúdica do público com a Pinacoteca, com as obras e com os artistas do nosso acervo universitário que fizeram parte dessa exposição”.

Com um material para todas as idades, é possível colorir obras de arte, analisar os detalhes das composições e se divertir com um caça palavras informativo. É lazer e cultura para toda a família, em contato com a arte contemporânea de Alagoas.