Campanha de doação de sangue continua. Sua participação é fundamental!

Ajude nossos hemocentros a manterem os estoques adequados de sangue, doe você também
Por Ascom Ufal
01/04/2020 16h20 - Atualizado em 02/04/2020 às 07h29
Agendamento de horários é estratégia deste tempo para evitar aglomerações. O importante é não deixar de doar.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) reforça a campanha para que estudantes e servidores que não fazem parte do grupo de risco que busquem, de maneira segura, realizar doações de sangue nos hemocentros públicos e particulares de Alagoas. É preciso manter os estoques, para evitar quaisquer necessidades e para que não venha a faltar sangue para aqueles que precisarem.

Evitar aglomeração de pessoas é uma das medidas em meio a quarentena que estamos vivendo, por isso, a estratégia adotada pelo Hemoal neste momento é de ir até os doadores para evitar uma grande locomoção de pessoas.

“De toda forma, nossa equipe está pronta para atender aos doadores com total segurança. Quem for ao Hemoal doar sangue será atendido prontamente”, explica.

Em Maceió, outros pontos de doação são o Hemopac, localizado no bairro do Farol, o Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió, no Centro, além do Banco de Sangue do Hospital Universitário da Ufal, no Tabuleiro. A Universidade orienta, ainda, que aqueles que puderem fazer a doação entrem em contato previamente para se informar qual o trâmite está sendo adotado por cada local.

O banco de sangue do HU da Ufal funciona das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. O do Hemoal, das 7h às 17h, de segunda a sexta. Sábado só até o meio-dia.

Para os que residem no interior, a orientação é procurar o Hemocentro de Arapiraca (Hemoar).

Hemoal: 3315-2109
R. Dr. Jorge de Lima, 58 - Trapiche da Barra

Hemoar (Arapiraca): 3521-4934
Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, 49 - Centro

Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió: 2123-6240
Rua Barão de Maceió, 354 – Centro

Banco de Sangue do Hospital Universitário da Ufal: 3202-5476 ou 3202-3743
Avenida Lourival Melo Mota, S/N - Tabuleiro do Martins

Hemopac: 3311-1500
Rua Itatiaia, 96 - Farol

Quem pode fazer a doação de sangue neste momento

Pessoas que estejam com boa saúde, sem sintomas do Covid-19, preferencialmente fora do grupo de risco (acima dos 60 anos ou com doenças crônicas) podem fazer doação de sangue. Para isso, é necessário apresentar documento com foto válido, emitido por órgão oficial e peso acima de 50kg.