Gestão superior da Ufal emite Nota Oficial sobre o coronavírus - covid-19

Domingo, 15 de março, 15 horas
Por Gestão Central
15/03/2020 15h50 - Atualizado em 21/06/2020 às 19h37
O reitor Josealdo Tonholo reúne a Comissão de Gerenciamento do novo Covid-19

O reitor Josealdo Tonholo reúne a Comissão de Gerenciamento do novo Covid-19



A Gestão Superior da Ufal cumprimenta toda a Comunidade Universitária neste início de calendário acadêmico, expressando sua satisfação de receber os novos 5300 estudantes de graduação - ingressantes pelo SISU - e cerca de 1000 novos estudantes de pós-graduação. Novo ano acadêmico, novos estudantes, nova gestão da Ufal. Um ano de muitas novidades! Novidade também no momento atípico da saúde e economia mundial com o advento do Covid-19, que exige de todos nós capacidade de ação, informação e respostas rápidas.

A Ufal montou uma Comissão de Gerenciamento do Covid-19, que é composta por especialistas de várias áreas do conhecimento, inclusive do Hospital Universitário. Esta Comissão está em alerta permanente, fazendo a atualização frequente do panorama mundial, nacional e local. Esta Comissão acompanha também os boletins e notas técnicas emitidos pelas autoridades federais.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes é parte integrante do Sistema Local de Saúde e já está se preparando para o atendimento dos casos que impliquem em alta complexidade de tratamento, como é sua característica. O Plano de Contingência do HU para o Covid-19 já foi elaborado, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Ebserh (empresa pública que faz a co-gestão do HU).A Ufal também participa como membro permanente do Gabinete de Crise da Situação de Emergência, instalado pelo Governo do Estado de Alagoas.

Nesta segunda feira, dia 16 de março, às 17h, haverá uma reunião técnica de todo setor de Educação de Maceió, incluindo Município, Estado e Universidades, por convite do vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa. Nesta reunião, que será acompanhada pelos especialistas de saúde, serão definidas estratégias a serem tomadas em conjunto por todas as instituições de ensino.


A Gestão Superior da Ufal manteve as atividades didáticas do calendário escolar regularmente, respaldada na recomendação da Comissão de Gerenciamento do Covid-19 e em atendimento à Instrução Normativa 19 de 12.03.2020 do Gabinete Civil. As aulas de graduação e pós-graduação estão mantidas, mas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas estão suspensas, a título de prevenção. Por este motivo, suspendeu-se a realização das atividades da Calourada da Ufal, em todos os campi e Unidades Acadêmicas. Docentes, estudantes e técnicos que chegarem de qualquer país devem seguir a recomendação do Governo Federal e manter a quarentena de 07 dias, estando liberados caso não surjam sintomas, os demais membros da residência devem se proteger, mas não estarão de quarentena caso não hajam sintomáticos no ambiente. Recomenda-se a imediata comunicação aos superiores/coordenadores para as providências necessárias, com a manutenção da quarentena voluntária.


Caso algum membro da comunidade apresente sintomas que possam ser relacionados ao Covid-19, recomendamos procurar diretamente as unidades básicas de saúde dos municípios, pois estes estão devidamente preparadas para receber e avaliar cada caso. Pedimos que os técnicos, estudantes, docentes e trabalhadores que atuam na UFAL sigam as recomendações de espaçamento seguro e bons hábitos de higiene, conforme nota em https://ufal.br/ufal/noticias/2020/3/ufal-institui-comissao-de-gerenciamento-do-covid-19. 

A nota não trata de casos específicos, mas recomendamos a todos que usem sempre do BOM SENSO na interpretação. Caso necessário, sugerimos que contatem o Gabinete do Reitor ou os membros da Comissão de Gerenciamento do Covid-19, para informações específicas. Ressaltamos a importância de manter a tranquilidade e evitar pânico. O risco de contaminação no estado de Alagoas,neste momento, é muito baixo e ainda não exige ações mais drásticas, como suspensão de atividades acadêmicas. A Reitoria da Ufal está atenta aos cenários do Covid-19 e publicará novas notas a qualquer momento que se fizerem necessárias as mudanças de procedimentos ou recomendações.

Maceió, 15 horas do dia 15 de março de 2020