Penedo recebe equipe da gestão para debater melhorias em setores

Proest, Prograd e Progep ouviram servidores e estudantes
Por Ascom Ufal
02/12/2020 14h51 - Atualizado em 11/12/2020 às 10h00

Como planejar o retorno do calendário acadêmico, suspenso desde março com início da pandemia? Como realizar de forma eficaz as aulas remotas, hibrídas e presenciais? É possível trabalhar os processos administrativos de forma digitalizada? E os editais de acesso a internet para estudantes durante o PLE? Esses foram alguns temas discutidos numa reunião entre os coordenadores de curso da Unidade de Penedo e os pró-reitores Estudantil, de Graduação e de Gestão de Pessoas da Ufal. Durante o encontro, realizado em Penedo na segunda-feira, 23 de novembro, os pró-reitores Amauri Barros,  Alexandre Lima e Wellington Pereira ouviram os representantes da comunidade acadêmica Penedense. As questões de ordem acadêmica, assistência estudantil e gestão de pessoas foram tratadas de forma articulada.

 Após ouvir alguns relatos de dificuldades, especialmente do ponto de vista de acesso as tecnologias (acessibilidade, conectividade) e também os indicadores positivos do PLE-2020, o professor Amauri Barros  anunciou algumas ideias no sentido de restabelecer o Calendário Acadêmico de 2020, e  fez questão de registrar as sugestões de cada um dos presentes à reunião. 

Dentre os relatos positivos, destaque para a satisfação dos alunos em poder dar continuidade aos estudos e vencer importantes etapas acadêmicas e profissionais em suas vidas. Do ponto de vista docente também foram ouvidos relatos otimistas de coordenadores e professores que estão realizando as atividades de gestão e ministrando com sucesso duas ou três disciplinas de forma remota, através de momentos síncronos e assíncronos.

O pró-reitor Wellington Pereira foi questionado sobre a possibilidade do retorno da movimentação de processos de forma digitalizada. Segundo ele, baseando-se na legislação que regulamenta os sistemas digitalizados, é inviável a utilização do atual sistema da Ufal (Sipac) e destacou que o Comitê de Governança Digital liberou a adesão ao Sistema Eletrônico de Informação  - SEI, por meio do qual a Ufal poderá trabalhar com os processos digitalizados. Wellington também prestou esclarecimentos sobre as normas que tratam dos fluxos dos processos administrativos de remoção via Siass. Citando a legislação pertinente, informou sobre a impossibilidade de interferência da administração nessas situações.

Outro ponto questionado pelos coordenadores diz respeito às vagas pactuadas junto ao MEC para o Campus Fora de Sede de Arapiraca,  bem como para a Unidade Educacional Fora de Sede de Penedo.  O pró-reitor informou que existem 43 vagas pactuadas, distribuídas não só para Arapiraca, como para o Ceca e que o MEC suspendeu temporariamente o uso das mesmas. A Progep, seguindo orientações do reitor Josealdo Tonholo,  encaminhou Ofício ao MEC solicitando a liberação das vagas com apresentação das devidas justificativas. “Deste modo, estamos no aguardo do retorno do MEC”, informou.

Já o professor Alexandre Lima discorreu sobre as principais ações e editais que foram direcionados aos estudantes durante o período da pandemia. Destacou a cartilha de saúde mental que foi produzida pelos psicólogos da Ufal, que possibilitou a continuidade dos atendimentos mesmo durante a pandemia, enfatizou as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC), que oferece suporte aos estudantes com deficiência, bem como comentou sobre os editais de acesso à internet e aos equipamentos.

Vale destacar que para os editais de acesso à internet, bem como de auxílio a equipamentos, todos os estudantes que foram inscritos e deferidos com relação à comprovação da vulnerabilidade socioeconômica, e que estão matriculados no PLE (Período Letivo Excepcional) foram contemplados, garantindo desta forma o atendimento integral destes estudantes.

Presentes à reunião, os coordenadores da Unidade de Ensino de Penedo, Diógenes Meneses  e José Neto, além dos coordenadores de Curso Guilherme Ferreira (Ciências Biológicas), André Almeida (Sistemas de Informação), Luciano Amorim (Engenharia de Pesca), Kim Barão (Especialização em Meio Ambiente) e da técnica Adriana.