Ufal e Ceca lamentam a morte do professor Rafael Navas

Professor faleceu neste domingo, no Hospital Universitário, em Maceió, aos 38 anos.
Por Márcia Alencar - jornalista
13/12/2020 11h04 - Atualizado em 14/12/2020 às 11h24
Rafael Navas da Silva faleceu em Maceió aos 38 anos

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) informam com pesar o falecimento de Rafael José Navas da Silva, professor adjunto que atuava na temática socioambiental, com ênfase em agroecologia, políticas públicas e território, desenvolvendo projetos com agricultores familiares e povos tradicionais.

Ele estava internado no Hospital Universitário/Ufal e a vice-reitora Eliane Cavalcanti vinha acompanhando a internação e os cuidados recebidos. “A doença dele evoluiu rápido. Perdemos um grande e jovem pesquisador (38 anos) que contribuiu muito para a a vida acadêmica e para a humanidade, com seu trabalho determinante e criterioso. Que tristeza. Nossos sentimentos a família e amigos”, disse ela.

O professor Elder Maia, parceiro de trabalho e do livro lançado recentemente, destacou em palavras o colega pesquisador: “O jovem, competente e dedicado professor Rafael Navas deixou um legado de doçura, companheirismo e amor pela ciência. Além de diversas outras contribuições, inclusive de livros publicados pela nossa Edufal, no último dia 30 de novembro o professor Rafa (como era conhecido) contribuiu - junto com o professor Emerson Soares e José Vieira - para organização do livro "O baixo Rio São Francisco: características ambientais e sociais". Rafa trabalhou muito para a consecução deste  magnifico livro. Ele está aqui, vivo, doce e silencioso nas páginas riquíssimas deste livro”.

"A notícia é  muito triste para todos nós.  O Rafael foi uma pessoa de fácil convívio, dedicado e muito comprometido, excelente profissional. A passagem dele por aqui foi breve, mas muito marcante. Que Deus ilumine e conforte a família e amigos”, disse a professora do Ceca e atual pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção .

A professora Alice Oliveira destaca a parceria com o professor com a Faculdade de Nutrição (Fanut): "Era parceiro de projetos de pesquisa e extensão com a Fanut".

O professor Emerson Soares, amigo e parceiro de pesquisas e da Expedição do Rio São Francisco, está bem abalado e não conseguiu externar em palavras mas indicou esse link da Expedição 2019, que tem a narração do professor Rafael e ressalta que "era o que ele mais gostava de fazer, viver no rio e nas suas muitas possibilidades".