Professores da Ufal publicam textos em Coletânea da Católica de Brasília

São dois capítulos resultado de parceria acadêmica entre o PPGE e a Cátedra da Unesco da UCB
Por Ascom Ufal
11/12/2020 10h04 - Atualizado em 11/12/2020 às 10h06

Professores da Universidade Federal de Alagoas são autores de dois capítulos do livro Internacionalização da Educação Básica e Superior: desafios, perspectivas, experiências. A obra é fruto da parceria acadêmica entre o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Ufal e a Cátedra da Unesco da Universidade Católica de Brasília (UCB) a partir de eventos e ações de pesquisa na temática apresentada no livro.

O livro é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Educação da UCB e da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da dessa mesma instituição. Organizado pelo professor Renato de Oliveira Brito da UCB, é resultado do congresso internacional Internacionalização da Educação Básica e Superior: desafios, perspectivas e experiências do qual o professor Luís Paulo Mercado, como representante do PPGE da Ufal, apresentou as experiências de internacionalização desenvolvidas pelo programa da instituição alagoana.

Luís Paulo Mercado participa do capítulo A Internacionalização da Educação como meio para a Formação da Consciência Planetária, junto com Renato Brito e Alessandra Freire Magalhães de Campos. Eles abordam a internacionalização da educação e a formação para a cidadania planetária, as principais modalidades e ações de internacionalização no ensino superior e a educação como prioridade na Agenda Global (Agenda 21) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No segundo capítulo, os professores Luis Paulo Mercado, Eduardo Calil, Laura Pizzi e Lenira Haddad apresentam Experiências de internacionalização desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal. Eles abordam a internacionalização da pós-graduação no contexto da Ufal e as principais ações e resultados das ações de internacionalização desenvolvidas no âmbito do PPGE.

O livro está disponível em PDF e você pode conferir clicando aqui