Comitê concede Medalha Velho Chico, in memorian, ao professor Rafael Navas

Medalha é entregue sempre como uma honraria as pessoas que se destacaram por relevantes serviços prestados à Causa Velho Chico
Por Diana Monteiro – jornalista
28/12/2020 12h30

Um minuto de silêncio e exibição de parte de um documentário sobre o Rio São Francisco produzido em 2019 pelo professor Rafael Naves marcaram a 23ª Reunião Plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do São Francisco (CBHSF), realizada na quinta-feira (17). A reunião dedicou um momento especial para a homenagem póstuma, seguida da concessão da “Medalha Velho Chico” que será encaminhada à família do saudoso professor.

A proposta, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelo jornalista e ambientalista alagoano Anivaldo Miranda, também presidente do Comitê do São Francisco, que, na oportunidade, fez uma breve retrospectiva sobre a atuante vida profissional de Rafael e a dedicação à “Causa São Francisco”. Destacou o trabalho realizado pelo pesquisador, um dos organizadores do livro lançado recentemente pela Editora Universitária (Edufal), sobre as Expedições Científicas de 2018 e 2019.

“A medalha Velho Chico é entregue sempre como uma honraria que é dirigida, sobretudo, às pessoas que se destacaram em todo o contexto da Bacia do Rio São Francisco por relevantes serviços prestados à causa das águas franciscanas. O professor Rafael foi, sobretudo, um exemplo vivo dos elos que unem o Comitê da Bacia do São Francisco com a Universidade Federal de Alagoas. A presença dele foi bastante expressiva dessa parceria que irá se ampliar muito mais nos próximos anos”, disse Miranda.

Durante a concessão, in memorian, da medalha, Miranda citou o professor Rafael como um exemplo muito claro de que “a conjugação dos esforços da academia com o universo dos usuários das águas, das populações ribeirinhas e do poder público é essencial para que de fato se possa assegurar a segurança hídrica de todo o território da Bacia do São Francisco neste século 21 de tantas adversidades, sobretudo às referentes ao aquecimento global e aos novos padrões do clima”.

Atuação

Vitimado por um câncer no sistema linfático, Rafaael Navas faleceu no dia 13 de dezembro, aos 38 anos de idade. Professor do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), ele coordenava o curso de Agroecologia pelo Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera) na Ufal. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico (DT) do CNPq, também em sua atuante vida na academia foi coordenador do curso de graduação de Educação a Distância (EaD) em Agroecologia, ofertado pela instituição alagoana.