Cerca de 100 servidores docentes e técnicos são nomeados este ano na Ufal

Nomeações para provimento de cargos e também por contratos, contemplam os segmentos docente e técnico-administrativo
Por Diana Monteiro - Jornalista
21/12/2020 11h45 - Atualizado em 21/12/2020 às 11h46

Adequar às rotinas com inúmeros desafios em tempos de pandemia foi determinante para a continuidade das atividades na Universidade Federal de Alagoas. No contexto do trabalho administrativo, conduzido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenadoria de Processos Seletivos (CPS), um destaque para cerca das cem nomeações realizadas este ano, para provimento de cargos oriundos de vacâncias destinados aos segmentos docente e técnico-administrativo. 

O provimento de cargos por vacâncias, no âmbito da Ufal, oriundos de aposentadoria, redistribuição, exoneração e falecimento, no segmento docente efetivo contemplou a nomeação de 33 professores do magistério superior, dois professores do ensino básico, técnico e tecnológico. Quanto às nomeações de servidores técnico-administrativos, um total de 47 portarias foram publicadas em Diário Oficial da União (DOU) e nos termos da Lei nº 8.745/1993, em 2020 houve a contratação de 16 docentes. Destes, foram contratados 10 professores visitantes e seis docentes substitutos.   

“O nosso trabalho demanda consultas diárias ao Diário Oficial da União para que, à medida que ocorram vacâncias, sejam liberadas no sistema e assim, providas por nomeações. O trabalho remoto foi um empecilho, pois decisões que antes eram tomadas de forma rápida demoraram mais um pouco, mas a equipe conseguiu, dentro do possível, realizar tudo a contento”, afirma  Fabiano Santos Monteiro, coordenador substituto da CPS. 

Equipe dedicada 

Fabiano aproveita para destacar a liderança da coordenadora da CPS Laís Costa na condução de todo o processo para efetivar as ações na área e enaltecer a dedicação da ativa equipe de servidoras, no desempenho de suas atividades. O trabalho para provimento de cargos destinado ao segmento técnico é realizado por Fabíula Vasconcelos e para o provimento no segmento docente as responsáveis são as servidoras Laila Martins, Suzana Bacili e Sybelle Aguiar. 

Já a atividade relacionada à contratação e gestão de contrato de docentes temporários (substitutos e visitantes), tem a responsabilidade das servidoras Juliana Sales e Ana Cristina da Silva. Sobre a perspectiva de nomeações de servidores a partir de janeiro de 2021, Fabiano diz que somente ocorrerá quando houver publicação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e ainda autorização por parte do Ministério da Educação (MEC).