Nota de pesar: Ufal lamenta morte do professor José Márcio Lessa

Ele ocupou vários cargos na Universidade e foi vice-reitor da primeira gestão do reitor Fernando Gama
Por Simoneide Araújo - jornalista
17/11/2020 18h04
José Márcio Lessa, ex-professor da Ufal

A Universidade Federal de Alagoas lamenta, com pesar, a morte do ex-professor José Márcio Malta Lessa, ocorrido nesta terça-feira (17). A família comunicou pelas redes sociais que o sepultamento será ainda hoje, às 19h, no cemitério Parque das Flores.

Na Ufal, além de professor, José Márcio assumiu vários desafios com gestor, inclusive como vice-reitor da instituição na primeira gestão do reitor Fernando Cardoso Gama. Foi nessa época que ele recepcionou o então candidato a presidente do Brasil, Tancredo Neves, na antiga Reitoria, onde hoje funciona o Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu.

José Márcio foi diretor do antigo Centro de Ciência Biológicas (CCBi), atual Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); foi diretor do antigo Departamento de Serviços Gerais (DSG), hoje Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e também presidiu a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

Foi secretário de Estado da Educação no governo Ronaldo Lessa, em 2005, e de acordo com o site de busca Escavador.com, José Márcio também foi professor adjunto da antiga Escola de Ciências Médicas de Alagoas [atual Uncisal] e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), de 1991 a 1994.