Inscrições abertas para curso de gestão de processos com foco em inovação

É exclusivo para servidores técnicos e será importante ferramenta para melhoria das práticas administrativas institucionais
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo e Equipe NTI
09/11/2020 15h26 - Atualizado em 09/11/2020 às 16h13

A Ufal está passando por um momento ímpar, por isso, há necessidade de inovar e rever práticas administrativas. É preciso ser mais eficiente na tramitação de processos e na execução dos processos de trabalho. A tecnologia da informação é uma ferramenta fundamental para apoiar a transformação, por isso, o Núcleo de Tecnologia da Informação avisa aos interessados que estão abertas, até segunda-feira (16), as inscrições para o curso de gerenciamento de processos, oferecido em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O curso é gratuito e exclusivo para os servidores técnicos da Ufal e será uma opção para que todos os envolvidos na tramitação dos processos consigam compreender e identificar oportunidade de melhorias onde atuam. Os interessados devem fazer sua inscrição no portal do Enap (Inscrição). Para participar efetivamente, é necessário que o servidor possua dispositivo eletrônico com câmera, microfone e acesso à internet, para utilizar os aplicativos Zoom, Google Sala de Aula e o Miro.

As aulas vão acontecer no período de 23 a 25 de novembro e terá carga de 21 horas, contando com transmissões ao vivo sem reexibição do conteúdo. Portanto, o participante deve acompanhar o curso em tempo real. Como metodologia serão realizadas exposições dialogadas, dinâmicas de grupos, análise de casos e trocas de experiências. Dentre os temas abordados estão análise de processos, transformação de processos, desenho de processos, gerenciamento de desempenho de processos, gerenciamento corporativo de processos e modelagem de processos que é fundamental para facilitar a digitalização na Ufal.

De acordo com o Enap, os principais objetivos de aprendizagem neste curso são:

- Conceituar a gestão de processos com foco no BPM;
- Aplicar os princípios da análise de processos com foco no BPM;
- Conduzir gerenciamentos de mudança de processos;
- Identificar os principais níveis de processos em função da modelagem;
- Aplicar os fundamentos do desenho de processos com foco no BPM;
- Gerenciar desempenho de processos corporativos.

Se houver alguma dúvida, envie e-mail para atendimento@nti.ufal.br .