HU no Novembro Roxo faz alerta sobre aumento de partos prematuros

Ações acontecem até dia 27 deste mês e buscam sensibilizar e capacitar profissionais
Por Taciana Gacelin - jornalista
16/11/2020 17h22

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), gerenciado pela rede Ebserh, promove, até 27 de novembro, ações do Novembro Roxo. A campanha é um alerta internacional para o número crescente de partos prematuros, para sensibilização em relação à necessidade de estudos e medidas preventivas, de intervenção e de acompanhamento para esses bebês.

Para marcar o mês, neste ano, os colaboradores do HU estão sendo qualificados sobre assuntos referentes à alimentação de bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação, segurança do paciente no âmbito neonatal, além de realizarem cursos sobre aspectos da prematuridade. “O bebê prematuro possui vulnerabilidades no desenvolvimento e necessita de intervenções precoces, consultas oftalmológicas e, se prematuro extremo (abaixo de 29 semanas de idade gestacional), precisa de vacinas especiais, entre outros cuidados”, disse Ana Maria Cavalcante, médica responsável pela Unidade Canguru do HU.

As temáticas da iniciativa estão sendo voltadas para os profissionais da maternidade, alojamento conjunto, pediatria e unidade neonatal do Hospital Universitário. Na programação, há abordagens sobre a Qualineo, do Ministério da Saúde —estratégia que visa reduzir a mortalidade neonatal e melhorar o atendimento ao recém-nascido— e também assuntos referentes ao aleitamento materno e informações acerca das medidas de segurança para o prematuro.

Nesta terça-feira (17), data em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, haverá o webinário Prematuridade em Pauta, à 9h. O evento discutirá os cuidados do cérebro dos bebês, leite materno, início da alimentação oral, dentre outros. A transmissão do evento ocorrerá ao vivo do Palácio República dos Palmares, pelo canal Criança Alagoana no Youtube. Não há necessidade de inscrição. O participante receberá certificado, caso preencha o formulário de presença, que será emitido após a exibição do seminário on-line.