Oferta de cursos do Proford atende demandas do Período Letivo Excepcional

Ações formativas buscam preparar docentes para novos ambientes de ensino e aprendizagem
Por Ascom Ufal
19/10/2020 14h54 - Atualizado em 21/10/2020 às 18h06

Início do Período Letivo Excepcional (PLE) na Ufal e o Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) continua a oferta de ações formativas para os docentes da Universidade se prepararem aos novos ambientes de ensino e aprendizagem.

A pandemia impulsionou a procura por formação e o Programa entra no 3º ciclo de atividades formativas. Os cursos são on-line e realizados numa parceria entre a equipe Proford da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep).

Oportunidades de Capacitação

Com início nesta segunda-feira (19) e ainda com vagas disponíveis, tem o Curso Microsoft Teams - Turma 2. Durante os encontros, os participantes poderão aprender sobre ferramentas do Microsoft Teams, criação de equipes, organização de calendários de momentos síncronos e assíncronos, compartilhamento de links de reuniões, ente outras funcionalidades. O instrutor da atividade é Jobson de Araújo Nascimento

Outra oportunidade também com início hoje é a Oficina de Jitsi Meet - Turma I. O instrutor é Osvaldo Alves de Souza Junior. O conteúdo programático contempla recomendações técnicas para uso do serviço, links personalizados e aleatórios.

Também estão abertas as inscrições para Curso de Google Classroom - Turma 1  e Turma 2. As aulas serão no período de 20 de outubro a 9 de novembro, com encontros virtuais síncronos nos dias 20 e 27 de outubro e 3 de novembro. A instrutora é Josenilda Rodrigues de Lima. Apresentação da plataforma, criação de salas de aula, inserção de materiais, criação de atividade, acompanhamento, avaliação e atribuição de notas são alguns dos tópicos que serão abordados.

Com início no dia 23 de outubro, tem o curso Produção de Material Didático Digital - Turma 2O instrutor é Luiz Fernando Gomes que vai abordar conceitos fundamentais sobre aula virtual, frequência, material didático e cronograma de atividades. Para saber mais e realizar a inscrição, acesse o linkMais informações por meio do e-mail proford@prograd.ufal.br

Cursos ofertados atendem demandas dos docentes

No início de setembro, a equipe do Proford disponibilizou um formulário on-line para coletar informações dos docentes e mapeou o domínio técnico com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o interesse sobre alguns cursos já ofertados.

Produção de Videoaula, de Podcast e de Material didático para o ensino remoto; Oficina de aula remota; Estratégias didáticas para o aprendizado ativo no ensino remoto; e Acessibilidade e Tecnologias Assistivas foram algumas das atividades mais pedidas.

Os cursos presenciais ou híbridos do Proford já são tradicionais e previstos num calendário anual de capacitação da Ufal. Com as medidas de distanciamento social, a oferta passou a ser apenas virtual.

O primeiro ciclo de formação docente totalmente on-line foi em abril, com 30 turmas e mais de 1,3 mil vagas distribuídas entre os cursos Moodle Básico e Avançado, Produção de Videoaula, Videoconferência/Webconferencia, Docência Online e Sigaa Extensão.

Já o segundo ciclo iniciou no mês de junho e adaptou para o ambiente virtual as ofertas regulares do Proford, previstas no cronograma de 2020, com articulação da Gerência de Capacitação da Progep. Também foram ofertadas cerca de 30 turmas e mais mil vagas preenchidas.