NTI explica como utilizar as principais ferramentas para uso no PLE

Núcleo de Tecnologia da Informação recomenda os sistemas oficiais da Ufal como meios de ensino durante este período
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo e Equipe NTI
07/10/2020 13h57 - Atualizado em 07/10/2020 às 13h58

Com o retorno das atividades acadêmicas da graduação por meio do ensino não presencial, professores e alunos devem estar preparados para lidar com a nova realidade de aulas inteiramente remotas.

A Universidade oferece uma gama de ferramentas onde os docentes poderão fazer uso dos sistemas oficiais da Ufal. O NTI orienta o corpo docente sobre o fluxo, em 5 etapas, a ser seguido para o gerenciamento da turma no ensino não presencial.

Sieweb

A disciplina deve estar devidamente ofertada no Sieweb e com alunos matriculados.

Sicam

O professor deve utilizar o Sicam (sistema integrado com a base de dados do Sieweb) para criar o ambiente da turma no AVA Moodle.

O Sicam mostra na íntegra todos os passos que estão sendo executados na criação do ambiente no Moodle. Se por acaso, algum aluno seja matriculado na turma no Sieweb após a criação do ambiente no Moodle, não tem problema, pois a inclusão deste aluno no Moodle será automática.

O NTI preparou um tutorial explicando o passo a passo para realizar a criação de ambiente no Moodle, migrando dados da turma e alunos do Sieweb para o Moodle através do Sicam.

Veja o tutorial: como migrar turmas do Sieweb para o AVA Moodle.

Moodle

O Moodle é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFAL, sendo assim, a principal ferramenta utilizada pela comunidade acadêmica para o ensino a distância (EAD) e auxílio nas atividades semipresenciais.

Para preparar o ambiente de uma turma no Moodle, o primeiro passo do docente será reunir todo o material digital necessário para suas aulas. Por material digital entende-se: material em arquivo de texto (recomenda-se o uso do arquivo em pdf), material em vídeo ou áudio (recomenda-se utilizar o link para plataformas externas) e programar atividades que devem ser entregues dentro da plataforma Moodle. Em seguida, o professor irá disponibilizar todo o material na plataforma separando por semanas de curso, formatar os tipos de atividades e divulgar o link da sala de webconferência para o momento da aula síncrona via Google Meet.

A Cied preparou vídeos tutoriais sobre a configuração do ambiente da turma no Moodle.

Google Meet

O Google Meet será a principal ferramenta para aulas síncronas da Ufal. Os docentes pode usar o Google Calendário para agendar a aula síncrona previamente e disponibilizar o link para o encontro on-line no Moodle, desta forma, apenas os alunos matriculados terão acesso. O docente é o coordenador da sala e apenas ele pode autorizar a entrada dos alunos.

O Google Meet permite convidar até 100 participantes para uma reunião on-line e pode ser gravada. Entretanto, a gravação fica disponível por tempo limitado e deve baixada pelo docente em até trinta dias para não perder o arquivo.

O NTI criou um tutorial que explica passo a passo de como gravar reuniões no Google Meet.

Encerramento da disciplina e computação das notas

Após o encerramento de todas as atividades da disciplina no Moodle, o professor deverá registrar manualmente todas as notas das avaliações e frequência dos alunos no Sieweb.

Docentes, fiquem atentos ao passo a passo e bom retorno às aulas!

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI pelo e-mail atendimento@nti.ufal.br .