NTI dá dicas para proteger e-mail institucional de phishing, spam ou vírus

Diariamente, o sistema bloqueia várias tentativas de envio de e-mails maliciosos, protegendo os usuários da Universidade, mas é preciso estar alerta
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo e Equipe NTI
19/10/2020 15h40 - Atualizado em 19/10/2020 às 15h46

O e-mail institucional é uma importante ferramenta para troca de informação entre os setores da Universidade e a comunidade acadêmica Ufal. Diante disso, é feito um investimento contínuo em rotinas que garantam a segurança no e-mail corporativo. Diariamente, o sistema bloqueia várias tentativas de envio de e-mails maliciosos, protegendo os usuários da Universidade, mas um ou outro pode acabar passando e chegando até a caixa de entrada dos usuários. Por isso, o NTI orienta os seguintes procedimentos:

Utilização do e-mail

Evite utilizar o e-mail institucional para tratar de assuntos pessoais, realizar cadastro em redes sociais ou sistemas para uso particular. Da mesma forma, evite usar um e-mail pessoal para tratar de assuntos de trabalho. A central de atendimento do NTI está à disposição para auxiliar na criação de e-mails institucionais, concedendo o acesso aos servidores de forma prática e segura, portanto, não é necessário criar um e-mail particular para servir como o “e-mail do setor”.

Antes de enviar algum e-mail em nome do setor, avalie a pertinência do conteúdo e a relevância junto aos seus públicos de interesse. Cuide da imagem da sua unidade acadêmica ou administrativa.

Tenha cuidado ao permitir que seus filhos usem o mesmo computador ou dispositivo móvel que você usa para tratar de assuntos profissionais.

Tome um tempo para conhecer a política de uso de e-mails da Ufal

Identificando fraudes

Sempre desconfie de e-mails recebidos de remetentes que alegam ser servidores ou setores da Ufal, mas cujo final não seja ufal.br. Se você receber um e-mail com final diferente, pode ser uma tentativa de golpe.

Mesmo que você receba um e-mail proveniente de um remetente com final ufal.br, lembre-se que a Universidade nunca pede o envio de senhas, dados pessoais ou solicitam pagamento de taxas por e-mail. O mesmo vale para bancos e órgãos públicos.

Em caso de dúvidas em relação à veracidade do conteúdo do e-mail, verifique no site da Ufal se há alguma notícia relacionada ou entre em contato com o setor que cuida do assunto específico. A lista de telefones da Ufal encontra-se aqui.

Se você suspeitar de um e-mail, clique no botão “Denunciar spam” (o botão que tem um ícone de exclamação). Fique atento a e-mails com títulos chamativos com ofertas de emprego, ofertas de promoção com preços muito abaixo do mercado, ou ameaças de bloqueio do usuário como nos seguintes exemplos:

• “armazenamento excedido” - O armazenamento do e-mail e do google drive da Ufal são ilimitados
  • “senha bloqueada” - Se a senha tivesse realmente sido bloqueada, o usuário sequer conseguiria acessar o e-mail. Se a senha for realmente bloqueada, basta entrar em contato com a central de atendimento do NTI para efetuar o desbloqueio.
  • “Boleto a vencer” ou “Boleto em atraso” - Verificar o remetente. Jamais clicar no link deste e-mail.
  • “promoção X”
  • “Precisando de dinheiro?”

E-mails com Links

Tente não clicar em links recebidos em mensagens eletrônicas, sobretudo, de remetentes desconhecidos. Seja cuidadoso ao acessar links reduzidos (ex: https://bit.ly/QrMirN), especialmente quando recebido de fontes suspeitas, em alguns casos, esse artifício pode esconder algum tipo de vírus.

Outras dicas

A comunidade acadêmica da Ufal se preocupa não apenas com a segurança dos e-mails, mas com a segurança da informação em geral.  Segue algumas dicas gerais de segurança.

Transações comerciais ou financeiras

Evite utilizar o computador do trabalho para executar compras em sites externos ou para acessar a plataforma do seu banco na internet, sobretudo, para proteger os seus dados bancários e senhas.

Senhas

Procure criar senhas complexas, que não tenham relação com seus dados pessoais como nome, sobrenomes, números de documentos, telefones, placas de carro, etc. Uma boa senha deve possuir variação entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Cuide da sua senha:

• Não salve a sua senha no navegador Web.
  • Não deixe senha anotada em papéis colados no monitor ou na mesa
  • Não compartilhe a sua senha dos sistemas da UFAL com terceiros. Ela é pessoal, intransferível.

Se houver alguma dúvida, entre em contato com a central de atendimento do NTI por e-mail para atendimento@nti.ufal.br