Hospital Universitário realiza sessões de filmes para pacientes

Objetivo é promover assistência humanizada
Por Taciana Gacelin - jornalista
22/10/2020 13h50 - Atualizado em 26/10/2020 às 14h15

O Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal) realiza sessões de cinemas para pacientes hospitalizados e seus acompanhantes, no intuito de promover qualidade de vida e bem-estar durante o período de internamento. O terapeuta ocupacional José Gutembergue, idealizador do projeto CineVida, diz que a proposta serve também como uma forma de integração. “Temos percebido que esses momentos também colaboram para a integração de todos – pacientes, familiares e profissionais da assistência – trazendo leveza para uma rotina que costuma ser de medo e sofrimento”, pontua o terapeuta ocupacional do Hospital.  

As sessões acontecem nas enfermarias da oncologia, clínica médica e cirúrgica. Os filmes são escolhidos de forma democrática, através de votos, de acordo com as sugestões de pacientes e familiares. Os títulos das películas, geralmente, trazem conteúdo de humor e superação de desafios pessoais. Em uma das sessões, após o final do filme “O menino que descobriu o vento”, uma paciente da oncologia comentou:  “Assim como aquele menino conseguiu enfrentar a dificuldade dele e da família, a gente também pode enfrentar a nossa”. 

José Gutembergue conta que, quando não há exibição de filmes, os  pacientes sentem falta e recomendam retorno das sessões. Para a ocasião, há pipoca preparada pela equipe de Nutrição, que é disponibilizada aos usuários que atendem a determinados critérios, promovendo a segurança do paciente. Após o término da película, os assistidos e profissionais do HU fazem comentários sobre a obra. “Ao final de cada sessão, são discutidas cenas ou mensagens significativas que possam inspirá-los a enfrentar o tratamento com mais resiliência e otimismo”, frisa o terapeuta ocupacional. “O Rei Leão”, “O menino que descobriu o vento” e “Toy Story” são algumas das obras que foram exibidas no CineVida.