Edufal moderniza processo de submissão de livros com uso de nova plataforma

Proponentes podem submeter originais a qualquer tempo de forma ágil e transparente
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
22/10/2020 15h08

Mais ágil, moderno e impessoal. O processo para submissão de livros na Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) passou por mudanças e agora todo o trâmite será feito por meio da plataforma Open Monography Press (OMP).

Os autores com propostas de publicação já podem acessar o sistema da OMP, preencher um formulário e anexar o manuscrito original, seja para formato físico convencional ou e-book. Pronto! Basta seguir esses passos e a submissão já foi realizada. O diretor da Edufal, Elder Maia, adianta que o sistema é bem simples e autoexplicativo, semelhante ao Sistema de Editoração de Revistas Eletrônicas (Seer), bastante conhecido pelos pesquisadores da Universidade.

Essa é uma das principais novidades trazidas pelo uso da plataforma. Antes, para submeter livros, os autores tinham que aguardar o lançamento de um edital pela Editora. Com a OMP, o processo de submissão seguirá um fluxo contínuo, ou seja, a qualquer tempo pode ser inscrita uma proposta.

Não vai ser preciso aguardar nenhum edital. Uma vez submetido o manuscrito original, o autor ou autora vai acompanhar o processo de avaliação. Sendo aprovado pelo parecerista, o livro, físico ou digital, entra em uma fila de publicação da editora”, ressalta o diretor ao explicar que os custos, no caso do fluxo contínuo, serão divididos entre a editora e os autores. Para saber mais sobre os custos, os interessados devem entrar em contato por meio do e-mail coeditorialedufal@gmail.com.

Maia comemorou o lançamento da nova plataforma e afirmou que se inicia um novo momento na Editora. “Estamos muito felizes. É uma nova etapa para a Edufal. Trata-se de uma nova fase de submissão, tramitação, avaliação e publicação dos nossos livros”, afirmou.

Ele lembrou que, como todo instrumento novo, no início, certamente, podem surgir dúvidas e problemas, mas defendeu que será superado com tranquilidade. “Faz parte do aprendizado e da consolidação de um novo processo editorial, marcado por mais impessoalidade, controle e transparência”, salientou.

Celeridade no processo editorial

A plataforma Open Monography Press é de tecnologia gratuita e aberta disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras. O uso da OMP na Ufal é resultado de uma parceria entre a Editora e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Maia destaca o empenho da equipe de Tecnologia que trabalhou para customizar a OMP às necessidades da Edufal. “Para que esse projeto se concretizasse, foi fundamental a parceria com o NTI que, por meio do seu diretor Reinaldo Cabral, ajudou-nos na feitura e disponibilização da plataforma”, reconheceu.

Ao citar os ganhos com a adesão da nova plataforma editorial, o diretor reforça que a ferramenta permite que todo o processo editorial seja realizado com impessoalidade, transparência, eficiência e agilidade.

“O uso da OMP para recepcionar as propostas de submissão, avaliação e preparação dos originais para publicação permitirá também mais celeridade em todo o processo. Trata-se de um ganho para proponentes, Edufal, leitores e toda a comunidade acadêmica. Essa era uma meta antiga de toda a equipe Edufal que agora, finalmente, se concretiza”, afirma o diretor.