Dia do Servidor é comemorado com evento virtual e parcerias na Ufal

Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho encabeça as ações e convida técnicos e docentes
Por Ascom Ufal
23/10/2020 14h15 - Atualizado em 23/10/2020 às 21h38

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), realizará no próximo dia 26 de outubro o encontro virtual com servidores da Ufal chamado Diálogos.com. Com o tema: Vida e trabalho no atual cenário, a ação visa debater com os servidores técnicos e docentes as diferentes formas de lidar com a nova realidade laboral imposta pela pandemia do Coronavírus.

Ainda sobre essa temática, a Ufal irá transmitir o 8º Seminário de Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), regional Maceió.

De acordo com Thayse Justino, coordenadora da CQVT, essas mudanças, aliadas aos sentimentos negativos despertados pela própria pandemia, têm impactado de forma significativa as vidas dos servidores, seja no âmbito social, laboral ou familiar. “Procuramos criar espaços virtuais de troca de experiências, acolhimento e discussões reflexivas voltadas às temáticas de saúde e qualidade de vida no trabalho”, explica.

Os encontros do projeto Diálogos.com ocorrerão por meio de rodas de conversas em plataforma virtual, de modo a estabelecer espaços abertos ao diálogo, à interação e à reflexão, com a participação de todos os envolvidos. A primeira reunião acontece na próxima segunda-feira (26) em alusão ao dia do servidor, que é comemorado em 28 de outubro. Para participar os servidores devem se inscrever por meio do formulário virtual. “No dia do evento, os servidores inscritos receberão o endereço da plataforma onde ocorrerá o encontro, por meio do endereço eletrônico disponibilizado na inscrição”, orienta Thayse.

É necessário ressaltar que a depender do número de inscritos, outras turmas poderão ser formadas em datas e horários diferentes, para garantir a qualidade, a interação e participação dos envolvidos nos encontros.

As temáticas dos encontros foram sugeridas a partir das respostas obtidas pelo levantamento sobre o perfil dos servidores e impacto da pandemia na saúde, realizada pelo Siass e CQVT, além de outros temas que poderão ser sugeridos pelos próprios servidores em cada encontro. A organização do Diálogos.com prevê a realização de encontros quinzenais, alguns dos quais já possuem temas pré-estabelecidos, estando, no entanto, sujeitos a modificações.

Já as palestras do Seminário de Saúde Mental serão ministradas no dia 30 de outubro, também de forma virtual por meio da plataforma Youtube. Os participantes do seminário que quiserem receber certificado devem realizar inscrição na página do Cerest.  A atividade acontecerá a partir das 9h.

Por fim, Thayse Justino lança o convite: “Servidores, estas são novas formas de aproximação com vocês, por meio desses espaços virtuais, configurando-se em ótimas oportunidades de compartilhar e trocar experiências e saberes, além de gerar reflexões acerca do cotidiano no cenário atual. Contamos com a participação de todos e todas!”.

Para mais informações sobre o encontro Diálogos.com, envie e-mail para cqvt@progep.ufal.br ou siass@progep.ufal.br. E informações sobre seminário, podem ser obtidas por meios do telefone (82)3312-5577 ou pelo e-mail: cerest-programaestrategico@sms.maceio.al.gov.br