5º Seminário Internacional sobre Metodologias está com inscrições abertas

Docente da Ufal participa da comissão organizadora; seminário acontece
Por Ascom Ufal
05/10/2020 17h47

Estão abertas as inscrições, até o dia 31 de outubro para submissão de trabalhos e até 23 de novembro para ouvintes, no 5º Seminário Internacional sobre Metodologias e História da Leitura de Revistas Científicas. O evento, que teve seu início na Faculdade de Educação da USP, sob a coordenação do professor Valdir Heitor Barzotto, conta com a participação do professor Cleriston Izidro dos Anjos, do Centro de Educação da Ufal, na comissão organizadora.

O foco central do evento é analisar com que metodologias as revistas periódicas (acadêmicas ou não), são abordadas nos estudos que as tomam como objeto de análise. O seminário também reúne esforços para entender como essas revistas foram lidas ao longo da história. Para o professor Cleriston participar do evento é momento de muito aprendizado. "Aprendemos muito com esse coletivo de pesquisadores e editores interessados nos estudos sobre metodologia e história da leitura de publicações periódicas e isso também é importante pra as revistas acadêmicas da Ufal", afirma.

"Minha aproximação com a temática tem seu início no mestrado em Educação, realizado na Faculdade de Educação da USP, quando pesquisei as representações do professor de Educação Infantil na revista Nova Escola, sob orientação da professora Claudia Riolfi. Após concluir o mestrado, me tornei professor universitário e passei a ter maior envolvimento com publicações acadêmicas, agora não somente como leitor, mas também como membro de conselho editorial de revistas da área de educação. Em 2017, a professora Deise Francisco e eu fomos convidados para assumir uma das edições do evento na Ufal e, de lá para cá, tenho procurado me envolver com o seminário", lembra o professor.

Outros temas tais como as diferenças nos modos de abordar as revistas em função de seu suporte (papel ou eletrônico), avaliações de revistas acadêmicas, dentre outros aspectos, também são de interesse do seminário. Os interessados em participar do evento podem se  inscrever como ouvinte até o dia 23

Mais informações e inscrições, acesse.