Cartilha de Combate ao Assédio Moral e Sexual é atualizada

Material foi revisado com base na Resolução nº 84/2019 do Consuni Ufal
Por Ascom Ufal
23/01/2020 09h23 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

A Cartilha de Combate ao Assédio Moral e Sexual da Universidade Federal de Alagoas foi atualizada e a nova versão do documento pode ser conferida neste link. Conforme consta na mais recente versão, “a cartilha foi revisada com base na Resolução nº 84/2019 - Consuni/Ufal, de 21 de novembro de 2019 que trata a Disciplina, Princípios e Regulamentos a serem adotados na Prevenção e em Casos de Assédio e Formas de Discriminação e Preconceito, no âmbito da Universidade Federal de Alagoas e tem como objetivo principal esclarecer aos servidores, à comunidade acadêmica da Ufal e aos usuários dos serviços oferecidos por esta Instituição sobre as temáticas relacionadas ao assédio moral e sexual”. 

Lançada em 2018, o projeto foi iniciado desde 2016 visando criar uma política institucional voltada a esse tema por meio de uma resolução apreciada pelo Conselho Universitário (Consuni). “A cartilha foi revisada com a colaboração da ouvidoria da Ufal, Corregedoria, Progep [Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho], CQVT, Siass [Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor], servidores técnicos e docentes da Universidade, com a assessoria técnica de Alda Karoline Lima da Silva”, esclarece a servidora Valéria Coelho, da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT). “Destaca-se que, durante o ano de 2019, foi realizado um trabalho intenso de discussões e capacitações que culminou em uma oficina com a assessora do Instituto de Psicologia Nostrum, do Rio Grande do Norte”, acrescentou. 

A iniciativa de elaboração do material faz parte de uma série de medidas de valorização e promoção da qualidade de vida no trabalho proposta pela Gestão da Ufal, tendo como público-alvo docentes e técnicos administrativos. “Este é um passo importante que se estabelece. É preciso saber distinguir o que é conflito no trabalho, que é uma questão diferente de assédio. É importante o compromisso de todos com o trabalho para o desenvolvimento das atividades fins e meios para que a instituição desempenhe o seu papel de transformação de vidas servindo à sociedade”, disse a reitora Valéria Correia no dia em que a cartilha foi lançada.