Progep inicia nova etapa de exames laboratoriais dos servidores

A realização dos periódicos começou nesta terça-feira (3) e vai até sexta (9), das 7h30 às 10h, no CIC
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
03/09/2019 10h52 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Unidade do Sesi ficará disponível das 7h30 às 10h, até sexta (9)

Unidade do Sesi ficará disponível das 7h30 às 10h, até sexta (9)

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) realiza uma nova etapa dos Exames Médicos Periódicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Nessa fase, participam os servidores da Faculdade de Letras (Fale), da Faculdade de Medicina (Famed),do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), do Núcleo Executivo de Processos Seletivos Copeve, da Editoria Universitária (Edufal), do Biotério Central, do Arquivo Central e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). 

Os exames laboratoriais estão sendo realizados desde esta terça-feira (3) e a coleta segue até sexta (9) das 7h30 às 10h, na unidade móvel do Serviço Social da Indústria (Sesi), que ficará no Centro de Interesse Comunitário (CIC). É necessário jejum de, no mínimo, oito horas e, no máximo, doze. 

A iniciativa integra a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do servidor público federal, que tem como objetivo preservar e manter a saúde do servidor. Os que não comparecerem para realizar os exames laboratoriais nesse período podem ir, diretamente, na unidade do Sesi, localizada no Distrito Industrial, para fazer a coleta. 

Os servidores de cada unidade da Ufal estão sendo convocados conforme o cronograma desenvolvido pela Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e pela Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT). Cada servidor recebe sua convocação automaticamente por meio do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siapenet), pelo e-mail previamente cadastrado. 

O servidor convocado precisa acessar o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) e o Sistema de Gestão e Acesso (Sigac) para confirmar a participação ou recusa dos exames periódicos. 

Assim que confirmar, deverá preencher o formulário de exames periódicos e imprimir a guia dos laboratoriais e complementares. Após o início da coleta dos exames laboratoriais e realização dos complementares, o servidor terá 40 dias para realizar a consulta com o médico para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional.  

Mais participações 

A Progep lembra ainda que houve bastante aceitação para a primeira etapa, mas há necessidade dos servidores comparecerem com maior afinco ao chamado já que esta é uma oportunidade de perceber como está a saúde e possibilitar que a instituição também tenha conhecimento para que, a partir desses dados, planeje programas de promoção à saúde que atendam às reais necessidades do grupo e do setor. 

Para aqueles que já realizaram a coleta dos exames laboratoriais e não conseguiram concluir as consultas médicas, na próxima semana, nos dias 12 e 13, os médicos do Sesi estarão no CIC à disposição desse grupo.