PPGE participa do Seminário do Meio Termo

Coordenador da Pós-graduação em Educação na Ufal representou a instituição na Capes
Por Ascom Ufal
06/09/2019 07h10 - Atualizado em 09/09/2019 às 15h57

Aconteceu esta semana, nos dias 2 e 3 de setembro, o Seminário de Meio-Termo; uma avaliação intermediária que fornece um diagnóstico da qualidade de cada área, discute perspectivas para os próximos anos, e é uma etapa preparatória para a próxima Avaliação Quadrienal, que ocorre em 2021. Neste Seminário, coordenadores de cursos de pós-graduação em Educação de todo o Brasil discutiram a proposta de ficha de avaliação que será analisada pelo Conselho Técnico Científico, ainda este ano.

Participou da atividade na Capes, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Ufal), professor Fernando Pimentel. "Observamos que este Seminário é fundamental para identificarmos a lógica em que seremos avaliados, à medida que buscamos observar como estamos no atual momento. O foco do Seminário foi a avaliação dos PPGs. A análise dos itens da ficha foi problematizada e discutida para que cada programa seja avaliado coerentemente", indicou Pimentel, que frisa o empenho da coordenação e docentes do PPGE para que o programa seja avaliado de forma positiva, garantindo a sua manutenção na Ufal.

Mesmo não sendo temática do Seminário a situação atual da pós-graduação frente aos cortes orçamentários, a temática foi discutida pelos coordenadores, inclusive pelo impacto direto na qualidade dos programas e nas ações que cada Universidade pode propor para a pesquisa. O Colegiado dos Coordenadores, via Forpred, deverá encaminhar uma análise mais aprofundada sobre a situação da pesquisa no Brasil, buscando alternativas e soluções.