Confira os editais de chamada para mestrado e doutorado deste segundo semestre

Os cursos ofertados são destinados às áreas de saúde e humanidades
Por Olívio Candido - estudante de Jornalismo
06/09/2019 07h00 - Atualizado em 05/09/2019 às 17h32

Neste segundo semestre na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram abertos 4 editais de chamadas para mestrado e doutorado em diversas áreas. Veja abaixo os cursos ofertados.

Ufal abre inscrições para vagas em mestrado e doutorado em Serviço Social

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/Ufal) divulgaram os editais para doutorado e mestrado em Serviço Social. Serão destinadas 15 vagas para doutorado e mestrado, ambos possuem como áreas de concentração: Serviço Social, Trabalho e Direitos Sociais. A inscrição é gratuita.

Os candidatos devem fazer sua inscrição pela plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até 29 de outubro às 23:59. Após preencher a ficha de inscrição, os candidatos devem anexar os documentos solicitados no art. 4º do edital, para que os dados sejam enviados ao Sigaa.

Para inscrever-se no programa, acesse o link.

PROFSAUDE abre inscrições para 5 vagas em mestrado profissional em Saúde da Família na Ufal

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude/MPSF) publicou o edital de seleção de mestrado em Saúde da Família. Serão 210 vagas distribuídas nacionalmente, sendo 5 delas destinadas para Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O mestrado é semipresencial e estabelece nove encontros presenciais. A pós-graduação também possui reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições no mestrado ocorrem de 2 a 30 de outubro. Na Ufal, serão ofertadas duas vagas para Enfermagem e Odontologia e uma para Medicina. Os candidatos que estiverem interessados no mestrado devem entregar, ficha de inscrição, disponível no Anexo III, além dos documentos solicitados no item 4.2 do edital. Os documentos devem ser entregues à secretaria da Faculdade de Medicina (Famed).

O mestrado profissional em Saúde da Família pretende formar profissionais capacitados na atuação de preceptores, seja na graduação ou na residência médica em Saúde da Família. A iniciativa busca contribuir para melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão em saúde.

Para mais informações, acesse o edital na íntegra

Ufal abre inscrições para Mestrado Acadêmico em História

Estão abertas até o dia 2 de outubro as inscrições para o curso de Mestrado Acadêmico em História na Universidade Federal de Alagoas com área de concentração Poder, Cultura e Sociedade. São ofertadas 24 vagas e o processo seletivo tem a responsabilidade da Pró - Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH).

O mestrado, com início no primeiro semestre de 2020, é dotado de duas linhas de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais e Culturas Políticas e Representações, Discursos e Narrativas. Conforme Edital, das 24 vagas, 11 serão ofertadas para o sistema de cotas, sendo que duas para servidores efetivos da Ufal, sete para étnico-raciais, assim distribuídas: duas vagas para indígenas e cinco vagas para negros, além de duas vagas para pessoas com deficiência, conforme Resolução nº 86/2018-Consuni-Ufal, de 10 de dezembro de 2018.

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, na página eletrônica do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no seguinte endereço: SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Mais informações e orientações no site.