Servidores da Ufal já podem utilizar Carteira Digital

Serviço facilita identificação dos servidores e previne falsificações, fraudes e golpes
Por Olívio Candido - estudante de Jornalismo
12/08/2019 07h10 - Atualizado em 09/08/2019 às 15h05

O Departamento de Administração de Pessoal (DAP), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa novidades na aquisição da carteira funcional de servidor. Em iniciativa do Ministério da Economia (ME) em parceria com o Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro) foi disponibilizado aos servidores públicos a Carteira Funcional Digital. A partir da decisão, o DAP comunica que deixará de emitir carteira impressa.

O novo serviço é similar ao utilizado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e no Documento Nacional de Identificação (DNI) e busca evitar falsificações, fraudes e golpes. A carteira poderá ser utilizado pela segurança dos prédios públicos por intermédio de captura do QR Code, além de ser capaz de substituir outras formas de identificação como crachás e bottons. Igor Rafael, coordenador do Atendimento ao Servidor da Ufal, ressalta que está nova opção facilitará o acesso e identificação dos servidores, além de auxiliar na introdução ao aplicativo da Gestão de Pessoal do Governo Federal (Sigepe), no qual é possível abrir solicitações no DAP.

Como acessar

Para ter acesso à carteira funcional digital, o servidor precisa baixar o aplicativo Sigepe Mobile na Play Store ou Apple Store. Ao acessar, o servidor terá disponível a opção Carteira Funcional. Os servidores que não possuem cadastro no aplicativo devem acessar o site do Sistema de Gestão de Acesso (Sicac). Acessando o link, selecione a opção “Primeiro Acesso” no menu “Precisa de Ajuda?. Caso esteja com problemas ao acessar, o servidor poderá pedir auxílio no DAP, localizado no térreo da reitoria do Campus A.C Simões.