Programa de Formação Docente inicia dois cursos no Campus A.C. Simões

Proford tem como público-alvo docentes mas é aberto ao segmento técnico-administrativo
Por Diana Monteiro - jornalista
05/08/2019 17h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

Dando continuidade às atividades programadas pelo Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), para o segundo semestre de 2019, começaram nesta segunda-feira (5), no Campus A. C Simões, os cursos Práticas Inclusivas em Saúde Mental na Educação Superior e Avaliação dos Cursos de Graduação da Ufal nos Moldes do Sinaes: Procedimentos Fundamentais. O primeiro se estende até o dia 19 deste mês e tem como local a Sala de Seminário do Centro de Educação (Cedu) e o  segundo curso vai até o dia 26 na Sala de Aula do Centro de Interesse Universitário (CIC). Ambos são dotados de 20 vagas e  ocorrem às segundas-feiras.

Para o mês de agosto foram programados cursos pelo Proford, também com oferta de 20 vagas, cada um. Na sequência, com inscrições abertas, estão definidos os seguintes cursos: dia 9, Formação Docente para Uso de Recursos Educacionais Abertos e Direitos Autorias, na Sala de Aula do CIC; dia 12, Entre Palavras e Imagens: Gênero, Sexualidade e Questões Étnico-Raciais em Debate; dia 19, o Seminário Estágio Curricular e Gestão Pedagógica de Estágio nos Cursos de Licenciatura; e dia 22, Docência em Direitos Humanos: Gênero e Relações Étnico Raciais, em Arapiraca.

Atividades

Dentro do cronograma do calendário de atividades do Proford estão programadas também para agosto: Formação SIGAA - Turma 2, no Campus do Sertão, no dia 22; e Formação SIGAA - Turma 3, no Campus A.C.Simões, no dia 29. A Formação SIGAA- - Turma 4, no Campus A. C. Simões será no dia 5 de setembro e a Formação SIGAA - Turma 1, do Campus Arapiraca, está definida para o dia 3 de outubro.

O Proford é um dos programas da Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CPD), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), está em desenvolvimento na Ufal desde março de 2014 e tem como finalidade a concepção de uma política de formação continuada em docência superior que concorra para o devolvimento do ensino, pesquisa, extensão e gestão.