Primeiro curso de noções em Primeiros Socorros é finalizado pela Progep

Parte prática foi ponto alto das aulas
Por Blenda Machado - estudante de Jornalismo
16/08/2019 08h00 - Atualizado em 16/08/2019 às 17h57
Participantes puderam vivenciar o treinamento com simulação de situações de risco

A Gerência de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) finalizou esta semana a primeira turma do curso de Noções de Primeiros Socorros e Segurança no Trabalho. Entre os temas abordados estavam noções de Primeiros Socorros: caracterização, funções, aspectos fundamentais e cuidados gerais preliminares, ministrado pela professora Maria Zélia Araújo Lessa Santos e coordenado por Ana Paula Orico. No dia-a-dia, as pessoas passam por situações onde há necessidade de primeiros socorros e desconhecem as técnicas básicas para o atendimento primário de uma possível vítima. Assim, o maior objetivo do curso foi fazer os alunos aprenderem a lidar com situações de risco.

O curso contou com parte prática, atividade importante para o bom entendimento da teoria. ‘‘Os participantes puderam não apenas discutir teoricamente, mas também vivenciar o treinamento com simulação de situações que possam ocorrer e que necessitem de aplicação de noções de primeiros socorros e segurança no trabalho’’, disse Iolanda Silva, técnica de assuntos educacionais e uma das organizadoras do curso.

A Progep planeja ofertar essa capacitação também em Arapiraca e a próxima turma está prevista para ocorrer no Sertão no mês de setembro. Iolanda Silva, conta da importância das ações de capacitações que são feitas mediante um levantamento de necessidades enviado pela Gerência de Capacitação, anualmente, para os servidores da Ufal. ‘‘Foi importante devido a teorias e práticas adquiridas durante o curso, pois as mesmas poderão ser utilizadas em momentos cruciais, chegando a salvar vidas!’’