Progep convoca servidores para exames médicos periódicos

Exames laboratoriais acontecerão na segunda semana de julho
Por Pedro Vianna - estagiário de Jornalismo
02/07/2019 13h30 - Atualizado em 02/07/2019 às 13h32

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) irá realizar os Exames Médicos Periódicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os exames são destinados a todos os servidores com mais de um ano de exercício na Universidade que confirmem a participação. A parte laboratorial será realizada de 9 a 11 de julho na unidade móvel do Serviço Social da Indústria (Sesi), que estará na Reitoria e, dependendo da demanda, esse período será ampliado. 

A iniciativa integra a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do servidor público federal, que tem como objetivo preservar e manter a saúde do servidor. Os exames periódicos representam uma importante ferramenta de prevenção, rastreio e diagnóstico precoce de agravos à saúde relacionados ao trabalho, e cuidado da saúde e promoção do bem-estar do servidor.  

O servidor que não comparecer para realizar os exames laboratoriais nesse período pode ir diretamente na unidade do Sesi, localizada no Distrito Industrial, para fazer a coleta. Os exames podem ser realizados durante horário de trabalho com a anuência da chefia, pois o servidor tem o direito de se ausentar para fazer os exames periódicos, tanto laboratoriais, de imagem ou consulta. 

O primeiro cronograma será destinado aos servidores que estão lotados na Reitoria; pró-reitorias, órgãos de assessoramento e apoio; mas essa programação estará sujeita a alterações para adicionar datas direcionadas aos demais técnicos e docentes. 

Como será feita a convocação? 

Os servidores de cada unidade/setor da Ufal serão convocados conforme o cronograma desenvolvido pela Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e pela Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT). Cada servidor receberá sua convocação automaticamente pelo Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siapenet), pelo e-mail previamente cadastrado no Siape. É importante verificar o e-mail com frequência, uma vez que as convocações seguem um cronograma programado. 

O servidor convocado precisa acessar o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) e do Sistema de Gestão e Acesso (Sigac) e confirmar a participação ou recusa dos exames periódicos.  

Assim que confirmar, deverá preencher o formulário de exames periódicos e imprimir a guia dos laboratoriais e complementares. Após a convocação, o servidor tem que confirmar a realização dos exames no prazo de dez dias. Após o início da coleta dos exames laboratoriais e realização dos complementares o servidor terá 40 dias para realizar a consulta com o médico para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional.  

Com os resultados em mãos e o formulário preenchido e enviado no Sigepe, o servidor deve estar atento e aguardar até os dias 9, 10 e 11 de julho, quando acontecerão as coletas de exames laboratoriais na unidade móvel do Sesi, que estará localizada próxima a Reitoria. 

Para mais detalhes, basta acessar a Cartilha de Exames Periódicos.