Professora da Ufal toma posse como secretária regional da SBPC

Secretaria Regional foi reativada em Alagoas após sucesso da Reunião Anual realizada na Ufal em 2018
Por Naísia Xavier - Ascom Fapeal
29/07/2019 09h36 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Eliana Almeida e Ildeu Moreira, na Reunião Anual do Mato Grosso do Sul

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reativou sua secretaria regional em Alagoas, por meio da posse da professora da Ufal Eliana Almeida como secretária regional para o Estado. A ação foi realizada na última quinta-feira (25), em assembleia geral ordinária dos sócios, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio das secretarias regionais. Representa 142 sociedades científicas associadas e mais de cinco mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.

Destes associados, no momento, 97 estão em Alagoas. O número é fruto de um crescimento iniciado há um ano, desde a realização da 70ª Reunião Anual, em julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e vice-presidente do Conselho Nacional das Faps (Confap), explica que a reativação da secretaria regional da SBPC em Alagoas é um compromisso com a história da entidade no Estado, que recomeçou em 2015, com ideia de trazer a reunião anual para Maceió, num trabalho que tem prosseguido até 2019.

“Nesse momento de imensas dificuldades no plano nacional para os investimentos em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Alagoas, através dessa secretaria, tendo à frente a professora Eliane Almeida, tem o firme propósito de alinhar nossa comunidade científica e acadêmica à luta política e institucional em defesa de um projeto de país com valorização daquelas áreas fundamentais”, destaca o gestor.

A professora Eliana Almeida aponta que a função da secretaria é agregar a comunidade científica em Alagoas, e trabalhar pela contribuição do Estado à ciência alagoana.

“E para isso, a gente vai precisar fazer o trabalho de dialogar com os pesquisadores, construir uma representatividade forte, estar presente nos fóruns, trabalhar as opiniões e as necessidades de Alagoas nessa linha, com relação a todas as áreas da ciência. A gente espera contar realmente com as universidades do Estado. Vamos tentar consolidar e colocar Alagoas no lugar que ela deve ter, porque contamos com excelentes pesquisadores”, comenta a secretária regional.

“Depois do sucesso da reunião anual do ano passado, e com a competência da professora Eliana Almeida, as perspectivas para a reativação desta secretaria nacional são as melhores possíveis”, comentou o presidente da SBPC, Ildeu Moreira

Perfil

Eliana Ameida é graduada em Engenharia Civil, tem mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente, é professora associada lotada no Instituto de Computação (IC/Ufal), pesquisadora do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica, no Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (Laccan/CPMAT/Ufal) e coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Universidade.