Professor se torna membro honorário de grupo científico internacional

Dheiver Santos (Ctec) será responsável por designar o trabalho, organizar o processo até a finalização do fluxo editorial, incluindo a sugestão de avaliadores de grandes instituições
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
16/07/2019 08h15 - Atualizado em 15/07/2019 às 12h34
Dheiver Santos, professor da Ufal. Foto: Reprodução da Internet

O professor de Engenharia do Petróleo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Dheiver Santos, foi reconhecido recentemente como membro honorário do Conselho Editorial do International Journal of BioSciences and Technology (IJBST), grupo composto por revistas científicas internacionais que possui mais de 30 revistas indexadas nas diversas áreas da ciência. O grupo é aprovado pelas plataformas Ebsco, Proquest e Cabi, que são conceituadas plataformasde base de dados científicos.

Segundo Dheiver, foi uma surpresa receber o convite para fazer parte do grupo IJBST, mas acredita que isso deve ter sido resultado da sua produção no primeiro semestre deste ano. Foram cinco artigos internacionais e dezenas de revisões em periódicos internacionais.

“Eu fico muito honrado de poder estar representando a Universidade Federal de Alagoas, o Centro de Tecnologia, a Osh Technology e o Departamento de Engenharia de Petróleo em um grande grupo editorial internacional”, afirmou o professor que é doutor em Engenharia Química e  pós-doutor em Engenharia de Petróleo.

Como membro honorário, Dheiver Santos será editor do IJBST, sendo responsável pelo processo de designação do trabalho, organizando o processo até a finalização do fluxo editorial, o que inclui a sugestão de avaliadores de grandes instituições internacionais, fazendo comentários oportunos sobre o trabalho, entre diversas outras funções. “É dessa maneira que eu considero que poderemos ter uma ciência com prestígio e valores”, afirmou.

Com essa conquista, a Ufal poderia ser igualada a outras universidades, como a Boston University, que tem Christos G. Cassandras como editor do IJBST, e a Washington State University, que também possui um editor do IJBST, Diane J. Cook. Além disso,  Dheiver destaca que todo esse acontecimento pode ser utilizado como “vitrine para a produção científica da Ufal”. Ainda segundo o doutor em Engenharia Química, sua conquista “pode trazer visibilidade internacional para o SururuValley [ecossistema de inovação Alagoano] e incentivar o Governo Estadual quanto ao polo de tecnologia de Alagoas”.

Os trabalhos do docente

Dheiver Santos trabalha na área de desenvolvimento de técnicas e algoritmos para viabilizar estudos teóricos de propriedades estruturais e eletrônicas de sistemas moleculares de interesse do setor de petróleo e gás, bem como com a aplicação de técnicas de modelagem molecular como simulação computacional e cálculos quânticos.

Os trabalhos produzidos no primeiro semestre deste ano e que podem ter lhe rendido o título de membro honorário da IJBST, podem ser encontrados abaixo:

1. Estimation of Structural Parameters of Protic Ionic Liquids for Activity Coefficient Models and Calculations of LLE Phase Diagrams;
  2. Separation of Levulinic Acid Using Polymeric Resin, Amberlite IRA-67;
  3. Protic ionic liquid + water interactions studied by 1D NOESY NMR spectroscopy;
  4. Molecular dynamics of acetate-based ionic liquids;
  5. Binary mixtures of 2-methoxyaniline with various functional groups (Thermodynamic and transport properties).