Pesquisador da Ufal recebe título da Sociedade Brasileira de Matemática

Honraria de Associado Honorário é dada a matemáticos que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da área no Brasil
Por Ascom Ufal
08/07/2019 08h57 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Hilário Alencar, pesquisador da Ufal

Hilário Alencar, pesquisador da Ufal

Referência nacional e internacional na ciência Matemática, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Hilário Alencar, recebeu mais uma importante honraria em reconhecimento à sua trajetória acadêmica. O docente foi agraciado com o título de Associado Honorário 2019, concedido pelo Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

“Receber o reconhecimento da SBM e, além disso, integrar este seleto grupo de Associados Honorários, incluindo os alagoanos Elon Lages Lima e Manfredo Perdigão do Carmo, é motivo de orgulho e alegria para um alagoano e professor da Ufal, cuja carreira profissional foi trilhada nesse Estado”, afirma Alencar. 

De acordo com informações da SBM, “Associados Honorários são matemáticos ou cientistas cujo trabalho tenha contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da matemática no Brasil”. O título, ainda segundo dados da Sociedade, “é concedido levando-se em conta alguns parâmetros, como contribuição científica, impacto no desenvolvimento da Matemática, formação de pesquisadores e o papel que exerceram ou exercem na Matemática brasileira e as marcas positivas, bem como sua contribuição para projetá-la no exterior”. Marcelo Viana, pesquisador titular e diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e membro da Academia Brasileira de Ciências, também recebeu o título de Associado Honorário 2019 da SBM. 

Com uma carreira profissional marcada pelo dinamismo, objetividade e determinação, contribuindo efetivamente para pós-graduação e pesquisa no Brasil, o relevante trabalho científico voltado para a evolução dessa área do conhecimento já rendeu ao matemático alagoano outras premiações: Alencar é membro da Academia de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS); recebeu da Presidência da República a Ordem do Mérito de Comendador e também a Ordem do Mérito Grã-Cruz, que significa a maior honraria da ciência e tecnologia. 

Sobre o professor Hilário Alencar 

Hilário Alencar é professor titular do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), bolsista de Produtividade do CNPq, coordenador do Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (CPMAT/Ufal), membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC/EB/Capes) e  do Mathematical Council of the Americas. É também editor - executivo da SBM, editor da Coleção Profmat da SBM, da Coleção Coletâneas de Matemática da SBM e diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O docente da Ufal e Marcelo Viana foram idealizadores do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), recomendado pela Capes, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).