CNPq divulga edital com bolsas de estudo no país e exterior

Agência deve investir cerca de 60 milhões em recursos
Por Ascom CNPQ
09/07/2019 10h20 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Divulgação

Divulgação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, por meio da chamada pública Nº 08/2019, bolsas de estudo no país e no exterior, com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação nacional. 

A agência irá investir um valor de recursos estimado em R$ 60 milhões, oriundos do orçamento do CNPq e liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da agência.

As modalidades das bolsas concedidas no país são: Pesquisador Visitante (PV), Pós-doutorado Junior (PDJ), Pós-doutorado Sênior (PDS), Doutorado-Sanduíche no País (SWP), Pós-doutorado Empresarial (PDI) e Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI). 

Já para estudos desenvolvidos no exterior, as modalidades são: Estágio Sênior (ESN), Pós-doutorado no Exterior (PDE), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) e Doutorado Pleno no Exterior (GDE).

Os candidatos devem ficar atentos aos prazos diferenciados de inscrições, que ocorrerão em duas etapas, de acordo com o período das bolsas. Para as propostas de bolsas com início entre os meses de março e agosto de 2020, a data limite para submissão é 16 de agosto deste ano. E as propostas de bolsas com início entre os meses de setembro de 2020 e fevereiro de 2021 têm data limite para submissão em 9 de março de 2020.

Para mais informações, acesse os editais em anexo ou a página do CNPq.