Plano de Desenvolvimento Institucional é aprovado pelo Consuni

O Documento tem 330 páginas e foi elaborado com a participação da comunidade universitária
Por Lenilda Luna - jornalista
25/06/2019 16h30 - Atualizado em 26/06/2019 às 15h13

Em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada na manhã desta terça-feira (25), foi aprovado, por unanimidade, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O documento, que estava sendo elaborado há mais de um ano, recebeu contribuições da comunidade universitária e da sociedade, em um processo de planejamento participativo, que contou com consultas públicas online, fóruns temáticos, audiências descentralizadas em Maceió e nos campi do interior.

Além do relatório, apresentado pelo servidor Bruno Moraes, que pediu vistas ao documento, na sessão anterior do Consuni, também foram colocadas, pelos conselheiros e conselheiras, várias propostas de acréscimo, correções e adendos, principalmente referentes aos campi do interior. O pró-reitor de Gestão Institucional (Proginst), Flávio Domingos, também fez vários esclarecimentos sobre o documento de 330 páginas que deve dirigir os rumos da Universidade pelos próximos quatro anos. Ele explicou as formas de acompanhamento da aplicação do Plano. “Vamos ter um link no site da Ufal para levar ao software criado para o monitoramento do PDI, cumprindo o princípio da
transparência”, destacou Domingos.

A aprovação unânime da minuta do PDI foi condicionada a incorporação das contribuições, que serão apresentadas por escrito para a comissão de sistematização. A reitora Valéria Correia finalizou a sessão agradecendo aos integrantes do Consuni e à comunidade universitária. “Agradeço à equipe dedicada que orientou esse processo participativo e à todas as pessoas que contribuíram. Temos agora o documento diretriz da Universidade para o período 2019-2023”, finalizou a reitora.