Pesquisadores debatem formação docente e currículo em Portugal

Professores e alunos do Cedu participaram do 2º Cafte
Por Ascom Ufal
19/06/2019 08h52 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Representantes do PPGE no evento em Portugal

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) representou a Ufal nas mesas de trabalhos científicos do 2ª Seminário Internacional: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (Cafte). O evento foi realizado na Universidade do Porto, em Portugal, nos últimos dias 13 e 14 de junho.

Estiveram presentes, representando o PPGE, os docentes pesquisadores Marinaide Freitas e Paulo Marinho, e a aluna do mestrado Ithayse Lins, que apresentou duas comunicações científicas: Gamificação como estratégia de aprendizagem no ensino superior, em coautoria com o mestrando Eduardo Bruno Almeida dos Santos e o professor Fernando Silvio Cavalcante Pimentel; e Laboratórios virtuais e aprendizagens significativas, em coautoria com o professor Ednaldo Farias Gomes.

Durante o encontro, a professora Marinaide Freitas foi a comentarista científica oficial do eixo 3 sobre Políticas e práticas de formação de professores, sendo a única pesquisadora brasileira integrante da mesa-redonda de encerramento. Na ocasião, foram abordadas importantes temáticas contemporâneas sobre o currículo, a avaliação, a formação e as tecnologias aplicadas à educação.

O pesquisador e cientista da educação Paulo Marinho, professor de português e atualmente visitante do PPGE/Cedu, vinculado ao CIIE da Universidade do Porto, foi o palestrante na mesa-redonda Políticas e práticas de avaliação da aprendizagem. O foco foram as perspectivas de alunos do ensino fundamental e médio em escolas portuguesas. Marinho concretizou, ainda, apresentações de trabalhos realizados no Brasil e em Portugal, a exemplo de A cultura escolar e os jovens da EJA: desafios para a prática docente; e o outro que questiona A autonomia e flexibilização curricular: um antídoto para o Germ nas escolas portuguesas?.