NTI alerta sobre tentantiva de golpe nos e-mails institucionais

Direção pede para redobrar atenção com mensagens suspeitas e não fornecer dados pessoais
Por Ascom Ufal
21/06/2019 09h11 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

A direção do Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal (NTI) está alertando a comunidade universitária sobre uma tentativa de golpe virtual que estaria ocorrendo por meio dos endereços eletrônicos institucionais.

De acordo com a nota enviada, o Núcleo tem recebido frequentes relatos de alunos e servidores que receberam e-mail com um link que direciona para uma página conforme a imagem em anexo.

“O golpe consiste na oferta de atualização do e-mail da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de um ataque do tipo Phishing”, explica a nota do NTI.

O remetente das mensagens pode variar, mas a direção no Núcleo de Tecnologia da Informação reforça que todas são falsas e pede para as pessoas não forneçam nenhum dado pessoal.

“Sempre pedimos atenção a mensagens suspeitas que pedem a digitação de dados pessoais, cobram taxas de inscrição e/ou reservas. Alertamos a comunidade universitária que redobre a atenção com mensagens suspeitas recebidas e, caso tenha fornecido dados pessoais e do e-mail institucional, realize o procedimento de alteração de senha através do link https://perfil.ufal.br”, informa a  direção do NTI.