Medusa ao Reverso estreia no Espaço Cultural Arte Pajuçara

Espetáculo solo da professora Kamilla Mesquita foi aprovado no edital Pauta Aberta
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
26/06/2019 14h45 - Atualizado em 26/06/2019 às 14h44
Kamilla Mesquita em cena

Contemplado pelo edital do projeto Pauta Aberta, o espetáculo Medusa ao Reverso será apresentado no próximo sábado (29), às 19h, no Teatro do Espaço Cultural Arte Pajuçara. O solo de dança da bailarina e professora da Universidade Federal de Alagoas, Kamilla Mesquita, usa o corpo feminino para recontar algumas histórias mitológicas.

A montagem tem criação e interpretação de Kamilla Mesquita, dramaturgia de Jessé Batista e produção de Sara Lessa - esses dois alunos do curso de licenciatura em Dança da Ufal. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20,00 [inteira] e R$ 10,00 [meia].

De acordo com Kamilla, a pesquisa para esse trabalho começou ainda no doutorado, em Campinas. “Era uma pesquisa do corpo feminino dançando as narrativas míticas. No começo do processo, meu trabalho teve inspiração em obras escultóricas de Camille Claudel [escultora francesa]. Eram várias deidades mitológicas, todas femininas e a ideia era saber como que o meu corpo feminino ia se lembrando, nos dias de hoje, dessas figuras tão antigas”, relatou.

A proposta de Kamilla saiu do campo da pesquisa e ganhou corpo. “Agora, as imagens escultóricas estão menos presentes, está mais dentro do invisível. O encontro aqui na Ufal com esses dois artistas [Jessé e Sara] transformou a concepção do espetáculo que traz à tona figuras mitológicas através do meu corpo. Eu reconto contos míticos, a exemplo de obras de Camille [Claudel], a própria Medusa e a Sereia”, completou.

O quê: espetáculo Medusa ao reverso, com Kamilla Mesquita

Quando: 29 de junho, às 19h

Onde: Teatro do Espaço Cultural Arte Pajuçara, na Avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, Maceió-AL,

Classificação indicativa: 14 anos