Professor da Ufal lança livro sobre histórico de transmissão de futebol

Foco do trabalho são os jogos do campeonato conhecido como Brasileirão
Por Ascom Ufal
11/04/2019 09h35 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Arte de divulgação

Por que o meu time não tem jogo transmitido? Por que eu tenho que assistir às transmissões do futebol brasileiro num só canal? Afinal, como uma emissora conseguiu deter tamanho poder sobre o programa futebol no Brasil mesmo com concorrentes estrangeiros em outras mídias? Essas dúvidas são comuns em rodas de conversa de torcedores brasileiros nos últimos anos. No livro Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol, o professor da Ufal Anderson Santos busca apresentar os motivos.

No próximo sábado (13), a partir das 13h30, o livro será lançado com uma palestra no auditório do Estádio Rei Pelé, em Maceió. A atividade é organizada em parceria com a Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA).

Sobre o livro

O livro traça uma construção histórica a partir do caso do Campeonato Brasileiro de Futebol, tendo em vista o período de 1971 a 2018, em que se destaca a relação entre os grupos midiáticos de comunicação e o principal torneio de futebol realizado no país. A obra propõe-se a relatar essa relação destacando, especialmente, quatro momentos: a realização da Copa União, em 1987; a cessão dos direitos de transmissão a partir do Campeonato Brasileiro de 1997; os novos acordos que surgem em 2011 depois de Termo de Cessação de Conduta entre Grupo Globo, Clube dos Treze e CBF; e a disputa entre Globo e Turner para os direitos a partir de 2019.

“A decisão de um órgão dedicado a evitar problemas na concorrência do setor econômico, o Cade, poderia ter regularizado o mercado brasileiro de aquisição de direitos de transmissão de eventos esportivos, mas acaba mudando para pior o modelo de negócio, com o fim da centralização da oferta e a implosão da associação de clubes. Novos efeitos vieram dois contratos depois, gerando resultados contrários ao mesmo Grupo Globo que atuou pelas alterações anteriores. Nesse espaço, a Turner/Esporte Interativo inaugura uma concorrência responsável por mudar a distribuição de valores dos meios de comunicação, mas abre a possibilidade de um apagão do Brasileirão, com partidas sem poder ser transmitidas”, resume a sinopse da obra.

De acordo com o professor, o livro atenderá ao interesse dos torcedores de futebol, que buscam cada vez mais entender a importância dos recursos dos meios de comunicação para os clubes; assim como para os pesquisadores, que veem uma análise do ponto de vista econômico, mas na perspectiva crítica da Economia Política da Comunicação.

Sobre o autor

Anderson David Gomes dos Santos é professor da unidade Santana do Ipanema, do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e presidente do Capítulo Brasil da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil).

Ele é doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB); mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).