Ufal divulga edital de seleção para professor substituto

Inscrições poderão ser realizadas no site da Copeve, a partir da próxima sexta-feira (29)
Por Amanda Alves - estagiária de Relações Públicas
26/03/2019 19h35 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Inscrições começam a partir da próxima sexta-feira (29)

Inscrições começam a partir da próxima sexta-feira (29)

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tornou publico o Edital de Seleção nº 20/2019 para o cargo de professor substituto. Os candidatos poderão se inscrever no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) entre às 17h da próxima sexta (29) até às 11h do dia 11 de abril. As vagas são para cadastro reserva de docentes substitutos nos Campi A.C Simões, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Unidades Educacionais de Penedo e Santana do Ipanema.

O processo seletivo possui duas etapas: prova de títulos e prova didática. A primeira consiste na apuração dos documentos comprobatórios relativos às atividades indicadas no Edital, com data prevista para 21 de maio. A prova didática é a segunda etapa e deve acontecer no dia 24 do mesmo mês.

Na primeira fase, os candidatos deverão efetuar a entrega do Currículo Lattes, acompanhado da documentação comprobatória, devidamente encadernada e organizada na ordem definida em edital. A entrega poderá ser feita no período entre 29 de março e 12 de abril, das 9h às 17h, na Secretaria da respectiva Unidade Acadêmica ou campi do interior. O envio também poderá ser realizado através de serviço de entrega expressa, desde que seja postado antes do prazo determinado e chegue em até um dia útil antes da fase da prova de títulos.

Já a prova didática terá duração de 60 minutos e consistirá em aula sobre ponto temático sorteado. Antes do início do exame, o candidato deverá entregar à banca o plano de aula, impresso em duas vias. Os critérios para avaliação da etapa consistem na estrutura do plano, conteúdos da apresentação, procedimentos metodológicos, e expositor, totalizando 100 pontos.

A pontuação final do candidato será representada através da soma das notas obtidas em cada etapa. O processo seletivo possui validade de dois anos, sem prorrogação, e o resultado final tem data prevista para o dia 29 de maio.

Reserva de vagas e atendimento especial

Um quantitativo de 10% das vagas será destinado para candidatos deficientes e 20% para candidatos negros. Aqueles que necessitarem de atendimento especial devem preencher formulário disponibilizado no site da Copeve e entregá-lo na secretaria da respectiva unidade acadêmica. Também deverão ser anexadas cópias simples do CPF e laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório).

Terá direito à isenção da taxa de inscrição, o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenha rendimento familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possua renda familiar mensal de até três salários. A isenção será solicitada no momento da inscrição, com resultado divulgado no dia 5 de abril.

Para mais informações, acesse o edital aqui