Ufal e Enap oferecem curso de capacitação para servidores

Inscrições para servidores já estão abertas e vão até 11 de abril
Por Ascom Ufal
19/02/2019 07h25 - Atualizado em 20/02/2019 às 11h45
Curso vai capacitar servidores da área de gestão de pessoas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em mais uma ação conjunta, abriram inscrições para o curso de Gestão por Competências. A atividade será realizada no Campus A.C. Simões, em Maceió, de 6 a 8 de maio. Os servidores interessados têm até o dia 11 de abril para solicitar a inscrição por meio do site da Enap.

O curso será em horário integral e tem como público-alvo os servidores do poder executivo que trabalhem, preferencialmente, na área de gestão de pessoas. Entre os principais objetivos estão analisar o processo evolutivo da adoção do modelo de gestão por competências na administração pública federal; discutir conceitos de competências considerando suas dimensões  e níveis de complexidade; descrever as tipologias de competências; e debater pressupostos e propósitos do modelo de gestão por competências analisando suas relações com o modelo de gestão por resultados.

Os organizadores da atividade também pretendem analisar a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão do desempenho; identificar relações de interdependência entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho; planejar o mapeamento de competências e descrever métodos e técnicas de pesquisa; descrever as implicações do Decreto 5.707, de 23/02/2006; e identificar os principais desafios e estratégias para implementação do modelo de gestão por competências.

Esta não é a primeira vez que as instituições se unem para oferta de cursos de capacitação ou aperfeiçoamento. A Ufal já atua como polo do Programa Enap em Rede, tendo oferecido em 2017 o primeiro curso nessa modalidade, intitulado de Elaboração de Projetos.

Mais informações no site da Enap.