Professora e estudante fazem curso de aperfeiçoamento pela UFMS

Eles estão entre 300 selecionados de instituições de todo o Brasil
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
25/02/2019 10h24 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Allan Kelisson, do curso de Pedagogia e Edna Prado, professora do Cedu. Foto: Arquivo pessoal

A professora Edna Prado e o estudante Allan Kellison, do Centro de Educação (Cedu/Ufal) estão entre os 300 selecionados para participar do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar. A atividade é ofertada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com o Ministério da Educação.

O objetivo principal do curso é capacitar profissionais que lidam com crianças, adolescentes e jovens que estejam em idade escolar, mas que, por motivos de saúde, estão hospitalizadas ou necessitem de atendimento educacional domiciliar.

O curso, que é feito na modalidade a distância, teve início no dia 11 de fevereiro e tem duração de sete meses. Nele, é abordada a educação no âmbito hospitalar, tema que faz parte da pesquisa de ambos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

“A alegria e a responsabilidade são grandes, afinal, fomos os únicos selecionados de Alagoas. Com certeza o contato com colegas de todo o país irá tornar a aprendizagem ainda mais enriquecedora. Espero aprender muito acerca da temática e compartilhar os conhecimentos com os colegas do Estado, quer seja nas atividades do grupo de pesquisa ou nas ações de extensão”, comemorou a professora Edna Prado.

Para o estudante de pedagogia Allan Kellison, as experiências com a capacitação vão acrescentar ainda mais no seu conhecimento sobre o assunto, já que ele estará com profissionais da educação de diversos locais do Brasil.

“No curso terei contato com professores, alunos, mestres e doutores de todo país, serão trocas de conhecimentos e novas aprendizagens, ter minha orientadora como colega de turma vai ser uma experiência maravilhosa. A pesquisa e, principalmente, a educação alagoana ganham duas fontes de conhecimentos para propagar ainda mais o que aprendemos”, afirmou o estudante.

Trabalho desenvolvido na Ufal

O tema abordado no curso já vem sendo estudado por grupos de pesquisa na Ufal, dos quais a professora e o estudante fazem parte. Através do Pibic, eles estudam as classes hospitalares, buscando compreender quais os desafios postos à gestão educacional a partir do acompanhamento pedagógico de estudantes em situação de internação, privados do convívio social e da frequência à escola de educação básica.

A pesquisa é denominada Classes hospitalares: desafios contemporâneos da gestão educacional e conta com dois bolsistas e dois colaboradores. Ainda relacionado ao tema há o projeto de extensão Estudar não importa o lugar! O trabalho pedagógico com crianças em tratamento oncológico em Alagoas, que tem a participação de três alunos bolsistas e diversos colaboradores.

“A temática Pedagogia Hospitalar tem sido uma preocupação do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE). O interesse pela temática tem crescido no Estado, a prova desta afirmação é que em menos de dois dias, as 200 vagas disponibilizadas foram preenchidas com profissionais e estudantes da capital e interior”, destacou a docente.

No último dia 15, eles realizaram o 1º Seminário Alagoano de Pedagogia Hospitalar, na Ufal. O evento disponibilizou atividades acerca do tema Entre o direito e o dever: quem é quem na pedagogia hospitalar? e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área.