Professor da Ufal tem pesquisa publicada pela Universidade de Coimbra

Pedro Accioly está concluindo o doutorado em Direito na tradicional instituição portuguesa
Por Lenilda Luna - jornalista
01/03/2019 06h53 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Pedro Accioly também recebeu um prêmio acadêmico por suas pesquisas

Pedro Accioly também recebeu um prêmio acadêmico por suas pesquisas

O professor Adjunto da Ufal, Pedro Accioly de Sá Peixoto Neto, lotado no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), está cursando o doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra. Recentemente, um importante reconhecimento marcou a trajetória do professor na tradicional instituição portuguesa: a pesquisa dele foi publicada na série Teses. “O livro resultante da minha pesquisa foi enviado para publicação pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, internacionalmente reconhecido no âmbito jurídico com séculos de tradição”, ressalta o professor. 

Graduado em Direito pela Ufal e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, o professor Pedro Acioly iniciou o doutorado em 2013. “Minhas pesquisas do doutorado foram concluídas no segundo semestre de 2017, com o depósito da tese, dando início aos procedimentos para a marcação das provas de doutoramento e defesa, as quais recentemente foram marcadas para o mês de maio de 2019”, informa Accioly. 

A excelência do trabalho do pesquisador da Ufal já foi comprovada desde o mestrado na mesma instituição de Portugal. “As pesquisas do mestrado em Direito foram concluídas com a defesa da dissertação, em janeiro de 2018, tendo sido obtido o conceito ‘Excelente’, o maior na escala acadêmica portuguesa. A publicação de minhas pesquisas na forma de livro, pelo secular Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra, representa um reconhecimento do presente trabalho por uma instituição de excelência internacional na área”, enfatiza. 

Accioly relata que o Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra tem uma tradição de mais de 700 anos na formação de estudiosos do Direito. “A série Teses deste instituto é oriunda de um processo de seleção e arbitragem científica rigorosos, sendo poucos os trabalhos nessa série publicados, o que também contribui para a internacionalização na divulgação dos resultados da pesquisa realizada”, destaca Pedro Accioly.

 Antes da publicação, a pesquisa A atividade notarial enquanto Ofício Público para a segurança jurídica foi reconhecida com um prêmio acadêmico, em dezembro de 2017. “A presente obra publicada empregou uma perspectiva metodológica jurídico-comparatista e a historicidade jurídica, analisando os principais sistemas notariais no mundo, buscando caracterizá-los e posicionar os modelos português e brasileiro nesse âmbito. Também foi proposta uma inovadora periodização histórico-jurídica para o notariado moderno e a proposição de melhorias para o direito brasileiro na seara jurídica notarial para a promoção da segurança jurídica”, explica o pesquisador. 

Pedro Accioly destaca, ainda, que os pesquisadores da Ufal e a própria instituição crescem em qualidade com a internacionalização. “A experiência adquirida numa instituição de excelência representou para mim um aprendizado de grande importância, pois o convívio acadêmico com os principais doutrinadores portugueses e de outros países, tanto de tradição romano-germânica quanto de face anglo-saxônica, permitiu visualizar as questões jurídicas sobre lentes diferenciadas e inovadoras”, relata o professor. 

Segundo Accioly, analisar o Direito num contexto internacional proporciona uma rica experiência comparativa. “Certamente descortina uma perspectiva jurídico-comparatista valiosa para a compreensão e a proposição de soluções jurídicas para o direito brasileiro, inserido num país de dimensões continentais, envolto numa sociedade com problemas complexos de uma nação por um lado muito rica de recursos naturais e culturais, mas por outro, ainda envolta numa áurea de país em desenvolvimento”, ressalta ele. 

Após o doutorado, o professor voltará para a Ufal com uma valiosa experiência para compartilhar. “As riquezas intelectual e cultural adquiridas por esses anos de moradia na Europa, num ambiente acadêmico de grandes ideias, diversidade de pensamentos e debates, contribuíram para que eu possa compartilhar tais conhecimentos com meus alunos de graduação e pós-graduação, além da comunidade acadêmica no Brasil. Fico muito grato com a nossa Ufal e com os seus gestores, por terem oportunizado essa qualificação no seio de uma das mais antigas e tradicionais universidades do mundo”, conclui o professor.

Confira mais informações sobre a obra clicando aqui.