Gestão da Ufal recepciona os novos pesquisadores PQ

A Universidade já conta com 62 pesquisadores de bolsa Produtividade em Pesquisa
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
01/02/2019 10h56 - Atualizado em 04/02/2019 às 10h32
Gestores parabenizaram os pesquisadores e ressaltaram importância para a Ufal. Fotos: Renner Boldrino

Na manhã da quinta-feira (31), aconteceu a recepção aos novos pesquisadores da bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Estiveram presentes na solenidade a reitora Valéria Correia, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro Frery, e 14 dos 26 pesquisadores. A Ufal já conta com 62 contemplados, dos quais 18 nível 1 e 44 do nível 2.

Frery realizou uma apresentação mostrando a situação atual dos programas de pós-graduação da Ufal, com um breve diagnóstico. Ele também apresentou algumas ações da Gestão para melhorias, tais como: novos computadores para as secretarias; traduções das páginas da web; novos canhões multimídia; assinaturas InCites da Clarivate Analytics e Plataforma Financiar; aumento no número de bolsas institucionais Pibic e Pibiti; e a realização de seminários, como bibliometria, redação científica, e sobre a Plataforma Sucupira, como aconteceu esta semana.

Para a reitora, o momento é marcante para a Universidade. “O quadro do país, hoje, em termos de bolsa, não tem sido ampliado, muito pelo contrário, ele tem se estagnado há alguns anos, e o investimento de pesquisa tem diminuído. O bolsista tem mais habilidade, por ser PQ, para a captura de novos recursos para pesquisa na Universidade”, destacou Valéria.

Sobre a importância do momento para a Ufal, a reitora afirma: “É um passo muito importante para o fortalecimento da pós-graduação e da atividade de pesquisa”. Ao final da solenidade Valéria parabenizou a todos e ressaltou que os pesquisadores engrandecem e fortalecem a Universidade.