Ufal reúne comunidade acadêmica em confraternização de fim de ano

A programação contou com discursos, apresentação do Corufal e declamação de poema
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
20/12/2019 13h32 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Foto: Pedro Ivon

Aconteceu, durante a manhã desta sexta-feira (20), no hall da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões, a tradicional confraternização de fim de ano, que reuniu diversos membros da comunidade acadêmica. A reitora Valéria Correia falou sobre os diversos feitos ao longo do ano.

“Confraternização é a gente partilhar momentos importantes, de conquista da universidade pública brasileira, da Ufal em especial, e também de socializar e dar as mãos para enfrentar os novos desafios”, disse. Valéria também falou sobre a qualidade acadêmica da Ufal e de feitos como a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que este ano foi realizada no histórico bairro do Jaraguá. Ela aproveitou para destacar o Batuque Literário, evento que será realizado nos dias 17 e 18 de janeiro, como uma espécie de reedição, em menor proporção, da Bienal.

Além da reitora, uma integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) também teve um tempo de fala. Depois ocorreu a apresentação do Coro da Ufal (Corufal), que cantou diversas músicas natalinas, remetendo ao nascimento do Menino Jesus, como Noite Feliz, Surgem os Anjos, Filho de Maria, Estrelas Mil, entre outras. Além das músicas mais populares do período natalino, foram entoadas três canções do músico Milton Nascimento.

sendo fantástico, porque é muito importante a gente, enquanto brasileiros universitários celebrarmos esse clima natalino”, disse Anderson dos Santos, aluno de Letras-Português, sobre a confraternização.

Após o repertório do Corufal, o professor e vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca), Otávio Cabral, declamou um de seus poemas. A programação encerrou com a música Coração Civil, cantada pelo Corufal e por todos os presentes.