Ufal institucionaliza avaliação de docentes e divulga resultados

O questionário foi respondido pelos discentes matriculados no semestre letivo 2018.2, entre março e setembro de 2019.
Por Ascom Ufal
23/12/2019 07h40 - Atualizado em 23/12/2019 às 11h29
Imagem: Pixabay

Desde a última quarta-feira (18), os resultados da avaliação de desempenho docente estão sendo divulgados para as unidades acadêmicas e unidades educacionais dos campi fora de sede da Ufal.

A partir de uma determinação expressa do Tribunal de Contas da União, a Pró-reitoria de Graduação e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), cumpriram a exigência de instituir a avaliação docente pelo corpo discente, em todos os seus cursos de graduação presenciais e a distância.

Para esta ação, o planejamento envolveu além da Prograd e CPA, o fórum de colegiados dos cursos, que também contribuiu coletivamente na construção do instrumento de avaliação. Uma vez validado, o formulário foi inserido no sistema acadêmico pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e os estudantes puderam refletir sobre o desempenho docente a partir das disciplinas cursadas no semestre letivo 2018.2.

Para a pró-reitora Sandra Regina Paz implantar e divulgar os resultados foram dois objetivos efetivados para a equipe da atual Gestão Central, compreendendo que "para além da obrigatoriedade, a avaliação corrobora na perspectiva de garantir continuamente a melhoria da qualidade acadêmica dos nossos cursos ofertados". A representante docente da Comissão Própria de Avaliação e atual procuradora Institucional, Jusciney Carvalho, destaca que a cultura de avaliação foi finalmente fomentada a partir das avaliações in loco, das duas avaliações institucionais de recredenciamentos, das edições do Enade e, por fim, cumprindo mais uma meta expressa da CPA no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023.

A reitora Valéria Correia comemorou a apresentação por cumprir com um dos princípios basilares da democracia: a transparência nas ações.

Confira no anexo o formulário de avaliação, com questões que envolvem desempenho didático-pedagógico, metodologias adotadas, critérios de avaliação e currículo, além de questões de autoavaliação, já que os discentes também são protagonistas em seus processos formativos.

Veja a carta assinada pela CPA e Prograd, dirigida às direções de unidades acadêmicas e educacionais, de acordo com as lotações dos cursos de graduação ofertados na Ufal.