Sinfra realiza consulta às Unidades Acadêmicas sobre pontos de coleta de resíduos

As Unidades devem informar sobre a necessidade de novos pontos de coleta de resíduos laboratoriais
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
03/12/2019 15h16 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Imagem: web

Imagem: web

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), devido a nova contratação com a Serquip Coleta e Tratamento de Resíduos Ltda, está solicitando que as Unidades Acadêmicas informem sobre a necessidade de instalar novos pontos de coleta para resíduos laboratoriais e de saúde dos grupos A, B e E, até a próxima sexta-feira (6).

Através da consulta às Unidades acadêmicas será possível incluir no contrato as suas novas necessidades. Os interessados em instalar os novos pontos de coleta devem enviar um e-mail para gma@sinfra.ufal.br. Qualquer laboratório, Unidade de Ensino, Pesquisa ou Extensão pode realizar a solicitação.

Novo contrato

Com a expiração, no dia 3 de novembro, do contrato anterior e visto que não é possível realizar a sua renovação devido aos 60 meses já prorrogados, foi preciso realizar ainda com a Serquip, um novo contrato. A Serquip é a única empresa que presta o serviço necessário de tratamento de resíduos.

Coleta de resíduos

Para que os resíduos sejam coletados é necessário a instalação de recipientes de 200L nos locais para os quais foram solicitados. Os resíduos referentes aos serviços de saúde são classificados nos já mencionados grupos A, B e E, que vão desde materiais com a presença de agentes biológicos, que podem apresentar risco de infecção, até resíduos perfurocortantes ou com substâncias químicas prejudiciais.

A empresa contratada realiza a coleta dos resíduos para o descarte final de maneira periódica.