Professor do ICBS colabora com livro internacional sobre Biologia de Peixes

O docente da Ufal foi o único pesquisador do Nordeste a participar da elaboração do livro
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
06/12/2019 12h25 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) alcançou mais uma conquista, dessa vez através do professor Lázaro Wender Oliveira de Jesus, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), que participou da elaboração do livro Biology and Physiology of Neotropical Fishes, publicado pela editora Academic Press, do grupo internacional Elsevier. Na Ufal, o professor faz parte do setor de Histologia e Embriologia, além de ser líder do grupo de pesquisa sobre Endocrinologia e Reprodução de Peixes.

“Fiquei muito honrado em ser o único pesquisador do Nordeste a participar da elaboração do livro”, disse Lázaro, explicando que “até antes desse livro não havia um livro que reunisse  informações de forma sistematizada sobre os peixes neotropicais”. Ainda de acordo com o docente, a obra contém um conjunto de dados atualizados envolvendo sistemática, anatomia, comportamento, respiração, nutrição, fisiologia da pigmentação, osmorregulação, estresse e resposta imune, reprodução e embriogênese dos peixes. O trabalho, desde a primeira versão até a publicação da obra, durou cerca de um ano e meio.

Apesar de ser o único pesquisador do Nordeste, o professor Lázaro trabalhou em conjunto com pesquisadores do Estado de São Paulo e do Paraná. A colaboração dos brasileiros ocorreu no capítulo 14 do livro, que fala sobre o Eixo Hipotálamo-hipófise-gônadas e a Gametogênese. “Mesmo distantes, sempre íamos trocando e-mails e fazendo sugestões no texto geral e cada um contribuiu dentro da sua expertise”, disse Lázaro sobre a relação de trabalho com os outros pesquisadores. O docente ainda informou que todos os autores são ex-orientadores da primeira autora do livro, a Profª Maria Inês Borella, que faz parte do Instituto de Ciências Biométicas da USP.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui.